Vereadora Lene Petecão repudia ação de reintegração de posse no Terra Prometida

por Marcela Jansen publicado 16/08/2023 13h54, última modificação 16/08/2023 13h54

A vereadora Lene Petecão (PSD), em pronunciamento na sessão de quarta-feira, 16, comentou sobre a reintegração de posse de terras públicas pertencentes ao Estado. O cumprimento da ordem judicial ocorreu na terça, 15, na capital acreana.

A parlamentar destacou que o uso da força policial foi desproporcional, tendo em vista tratar-se de famílias.

"Como assistente social não dá para ficar calada. Foi uma situação tensa, os ânimos estavam acirrados. Imagina como aquelas pessoas estão agora, elas tinham uma área, uma casa para morar, criaram vínculo, e de repente são arrancados dali, despejados e nenhuma perspectiva de onde morar mais. Inaceitável essa situação", disse a vereadora.

Lene reforça que o Estado teve tempo hábil para elaborar um plano de habitação a fim de realocar as famílias residentes no local.

"O governo do Estado teve tempo o suficiente para orientar aquelas pessoas. As terras não foram invadidas recentemente, já tem um tempo, portanto, já poderiam, inclusive, ter realocados todos em novo lugar. Toda essa situação poderia ter sido diferente ser o governo tivesse agido com mais responsabilidade", falou.

A vereadora cobrou ainda ação policial para combater a criminalidade no Acre. "O que o governo não usa todo esse aparato para combater a guerra entre as facções existentes no Estado? Quantas vezes escutamos que houve tiroteio nos bairros de Rio Branco, colocando em risco a integridade física das pessoas. Não vemos policiamento onde é necessário. O que ocorrer na segunda-feira foi inaceitável. Fica aqui registrado o meu repúdio", finalizou.