Vereadora Lene Petecão comenta a renúncia do presidente boliviano Evo Morales

por victor.farias — publicado 12/11/2019 14h25, última modificação 12/11/2019 14h25

A vereadora Lene Petecão (PSD), durante a sessão de terça-feira, 12, na Câmara de Rio Branco, comentou sobre a renúncia do então presidente boliviano Evo Morales. No fim da tarde do último domingo Morales anunciou que deixaria o cargo e pediu a convocação de novas eleições.

O pronunciamento de Morales foi transmitido a partir da cidade de Cochabamba em meio à escalada dos protestos que se seguiram à eleição de 20 de outubro no país. Ao lado de Morales, o vice-presidente Álvaro García Linera também anunciou que deixa seu posto.

Lene disse que a renúncia de Morales tem sido comemorada pelos bolivianos. “Eu acompanhei de perto essa história porque tenho uma sobrinha que mora lá. Ali é uma democracia, o povo derrubou aquele sanguinário e bandido. Isso aí que é democracia, o povo que derrubou ele. Foi o povo e não o exército. Em conversa com a minha cunhada boliviana, ela disse da satisfação e alegria em criar a filha boliviana em um País livre desse bandido”, destacou.

E acrescentou: “O povo está festejando porque sabem que finalmente a Bolívia se tornou um país livre. Eles estão livres de um tirano que cometeu muitos absurdos contra as pessoas que deveria proteger. O povo se levantou contra esse bandido, exerceu a democracia e agora estão libertos. É pertinente à convocação de novas eleições gerais em resposta às legítimas manifestações do povo e às recomendações da OEA, após a constatação das graves irregularidades”.

A vereadora defendeu também que a Casa Legislativa auxilie os acreanos que moram na Bolívia. “Precisamos buscar informações de como estão os brasileiros, em especial, os acreanos que moram na Bolívia. Não condenamos as manifestações, pois são legítimas, mas ainda assim precisamos ter noção de como esses protestos podem afetar a vida dessas pessoas, cuja maioria é de estudantes”.

Petecão falou também sobre o evento do Partido Social Democrático (PSD) que reuniu 300 mulheres para discutir o futuro do partido. “Nossa principal pauta foi justamente a gente tá motivando essas mulheres a serem candidatas e que as vozes femininas sejam ouvidas, não só apenas, na época de campanha pra cumprir aqueles 30% e nos somos 50% do eleitorado acreano, precisamos discutir políticas para as mulheres”, finalizou.