Vereadora Lene Petecão cobra medidas do poder público para controlar infestação de pombos

por Marcela Jansen publicado 21/11/2023 18h25, última modificação 21/11/2023 18h25

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 21, a vereadora Lene Petecão trouxe à tona a preocupante situação de saúde pública relacionada à infestação de pombos, que podem transferir doenças para a população, e solicitou a gerente do departamento de vigilância sanitária, meios para controlar a infestação de pombos nos mercados municipais.

“Quero reiterar duas indicações que foram tema da nossa tribuna popular, eu apresento aqui uma indicação, à senhora Deana da Silva Fernandes, gerente do departamento de vigilância sanitária municipal de Rio Branco, o assunto que eu estou colocando é para o controle da infestação de pombos nos mercados municipais”

A parlamentar também percebeu locais infestados pelos pombos e solicitou a limpeza e medidas protetivas para evitar a reprodução dessas aves. “Quero solicitar que vossa excelência, que seja tomada as medidas para o controle da infestação de pombos dos mercados municipais da 06 de Agosto, do Francisco Assis Marinheiro, mercado municipal Elias Mansour, e outros, e em especial o Shopping Popular, que também tem que ter esse serviço, principalmente na área de alimentação. Observei que os locais realmente estão infestados por essas aves estão necessitando de limpeza, então solicito a instalação de telas, e medidas protetivas a fim de bloquear a reprodução dessas aves e a limpeza periódica do local, considerando que esse é um problema que tem causado transtorno à população e aos comerciantes”, frisou.

Ela comentou também sobre a relação da população que alimenta essas aves e ajuda elas a se reproduzirem. “Quem dá comida aos pombos está colocando em risco a saúde pública, e que sejam punidos”.

Solicitou também ações educativas, para que a população entenda a gravidade do problema. “As soluções ao me ver, é que sejam executadas, nos mercados citados, ações educativas, para que a população compreenda a gravidade desses pombos ali naqueles mercados.”

E finaliza reiterando sobre o “encontro de mulheres” que aconteceu no Sebrae e reiterou a importância de se ter mulheres na política. “Sempre digo que as mulheres sabem se reinventar, porque até na política, nós estamos manifestando e dizendo a importância das mulheres na política”. (Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)