Samir Bestene volta a cobrar a revisão do Plano Diretor da Capital

por Marcela Jansen publicado 25/06/2024 17h20, última modificação 25/06/2024 17h24

Durante a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco na terça-feira, 25, o vereador Samir Bestene destacou a necessidade de revisão do Plano Diretor de Rio Branco, que está em discussão há dois anos. Segundo ele, o plano atual, elaborado há oito anos, precisa ser atualizado para refletir a realidade e as necessidades atuais da cidade.

“Esse plano foi feito há 8 anos, e na época que foi feito ele foi implementado e era necessário para a gente poder organizar o desenvolvimento da nossa cidade, mas o modelo da época foi feito achando que Rio Branco era Europa, então é necessário as mudanças e a atualização deste plano diretor.”

O vereador mencionou que, no ano passado, a Câmara aprovou uma alteração no zoneamento urbano para permitir a criação do arco metropolitano. Ele também mencionou que discutiu com Ana Cunha, da SEINFRA, temas como vagas de estacionamento para igrejas, supermercados, shoppings e comércios, e a distância entre postos de combustíveis e o recuo de edificações nas BRs e na Via Verde. “São pautas que já foram debatidas e são pautas de interesse de todos os setores.”

Bestene questionou a demora da prefeitura em enviar o plano revisado para a Câmara, e destacou que a atualização é essencial para promover o desenvolvimento econômico, gerar empregos e atrair investimentos para Rio Branco. “Porque esse projeto e esse plano não sai da prefeitura e vem aqui para esta casa para a gente poder fazer um amplo debate e conseguir aprovar antes do final desta legislatura? Eu espero muito que esse plano possa ser alterado para trazer um maior desenvolvimento econômico para nossa cidade, para que novas atividades possam exercer suas funções livremente.”

O vereador também abordou a crise hídrica no Rio Acre, que atualmente registra um nível de 1,79 metros. Ele sugeriu uma nova audiência na Câmara de Vereadores para discutir soluções com a prefeitura e outras entidades, destacando a necessidade de ações para melhorar as condições e evitar uma seca ainda pior.

“É importante que o Poder Público possa fazer a intervenção, já conversei com a vossa excelência, para a gente fazer essa audiência pública, na segunda-feira, para poder debater junto a prefeitura, ao governo e os órgãos competentes sobre o que estão fazendo para melhorar as condições do nosso Rio acre, para não sofrermos a pior seca.” E acrescentou: “a seca que nós vamos enfrentar com certeza vai afetar nossa população com a falta das águas na torneira da nossa cidade.”

O vereador finalizou a sessão apresentando uma moção de aplauso aos contadores da prefeitura de Rio Branco, elogiando o serviço prestado pela categoria. Ele destacou que o município recebeu nota A no ranking de qualidade de informações contábeis e fiscais realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, e ficou entre as dez capitais mais bem avaliadas.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)