Samir Bestene lamenta mudança nos nomes de blocos da Ufac: “Isso é lastimável”

por Marcela Jansen publicado 15/08/2023 13h15, última modificação 15/08/2023 16h20

O vereador Samir Bestene (PP), durante a sessão de terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Rio Branco, comentou a decisão do Conselho Universitário (Consu), da Universidade Federal do Acre (Ufac), que aprovou parecer determinando a mudança dos nomes dos prédios da instituição que homenageiam pessoas ligadas à ditadura militar.

A mudança será feita após uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF-AC), que pediu à reitoria, em fevereiro, a constituição de uma comissão técnica para retirar os nomes de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao período de ditadura.

“É triste ver uma instituição tão importante agir dessa forma. Uma grande falta de respeito com aqueles que contribuíram com a história do nosso Estado. Cerca de 20 blocos sofrerão mudanças em decorrência de ideologias políticas. Isso é lastimável!”, disse o parlamentar.

Bestene reforçou a atitude da Ufac desmerece pessoas que foram essenciais para a construção e fortalecimento da própria instituição.

“Estão querendo deixar cair no esquecimento o nome de pessoas que contribuíram de forma importante para nossa cidade, nosso Estado. Nome como os de Omar Sabino, Geraldo Gurgel de Mesquita, Jorge Kalume, Edmundo Pinto, José Guiomard dos Santos, Zaqueu Machado, Félix Bestene Neto, e muitos outros. Imagina tirar o reconhecimento de quem criou o curso de Enfermagem na Ufac, do primeiro professor da Anatomia da instituição, enfim, de pessoas que contribuíram com o fortalecimento daquela instituição”, falou Bestene.

Por fim, o vereador pede que a reitoria da Ufac reavalie a decisão. “É uma grande injustiça com essas pessoas que fizeram história no Acre, na Ufac. A impressão que se tem é que vivemos uma nova ditadura no país e não podemos aceitar isso”, finalizou Bestene.