Vereador Samir Bestene destaca preocupação com nível do Rio Acre

por Marcela Jansen publicado 18/06/2024 18h19, última modificação 18/06/2024 18h19

O vereador Samir Bestene relatou na manhã de terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Rio Branco, preocupação com o nível do Rio Acre, que atingiu um dos níveis mais baixos dos últimos dez anos.

“O Rio Acre baixou 61 cm em duas semanas e atingiu o segundo menor nível para julho nos últimos 10 anos, o rio Acre está pedindo socorro. É inadmissível nós morarmos numa cidade no meio da região amazônica, com a maior bacia hidrográfica do mundo, e a gente ainda sofrer com problemas de falta de água.”

Bestene destacou que, com a medição atual do rio em 1,90 metros, a cidade enfrenta um risco de desabastecimento, que pode afetar milhares de famílias. O vereador pediu que o poder público busque ajuda federal e internacional para revitalizar o Rio Acre, e ressaltou que há tecnologia disponível para isso.

“Milhares de famílias vão sofrer com a falta de água, e isso acontece devido a anos de esquecimento para a gente poder revitalizar esse rio, nós já temos tecnologia para isso, para começarmos a olhar para o nosso Rio Acre de forma mais atenciosa, até porque é dali que nós temos o fornecimento desse líquido precioso no município. Então fica aqui o pedido nesta tribuna para que o poder público possa buscar ajuda a nível federal ou até a fundos internacionais para a gente poder revitalizar esse rio de extrema importância para todos nós, rio-branquenses.”

Em relação à infraestrutura, Bestene destacou sua visita ao Ramal do Oriente e à Estrada do Quixadá, e constatou o abandono daqueles locais que são fundamentais para a produção agrícola local. “A estrada do Quixadá está abandonada, eu não sei nem como a linha de ônibus está conseguindo chegar na parada final e a bandeira que defendemos é o setor produtivo, eu saí de lá com o coração partido.”

Ele observou que os agricultores enfrentam dificuldades diárias para transportar seus produtos devido às péssimas condições da estrada e pediu para que a prefeitura use recursos do programa Asfalta Rio Branco para recapear a Estrada do Quixadá, enfatizando que essas melhorias seriam benéficas para os produtores locais. “Fica aqui o pedido para que o poder público e a prefeitura possam usar esse recurso que está vindo para o asfalta Rio Branco e possam recapear a estrada do Quixadá que está abandonada há muitos anos.”

Bestene finalizou comentando sobre a situação do conjunto habitacional Cidade do Povo, onde moradores têm solicitado um mutirão de limpeza. Ele mencionou que a Cidade do Povo tem enfrentado problemas recorrentes de limpeza e manutenção e pediu para a prefeitura resolver o problema. “A gente solicita que novamente a prefeitura possa ir naquela comunidade, para fazer uma limpeza e levar mais dignidade para aquelas pessoas que moram ali e sofrem infelizmente com problemas de infraestrutura.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)