Vereador Raimundo Castro apresenta PL que dispõe sobre a obrigatoriedade de hospitais e maternidades oferecerem orientação de primeiros socorros à recém-nascidos

por Lumarques — publicado 20/04/2021 13h55, última modificação 20/04/2021 20h21

O vereador Raimundo Castro (PSDB) apresentou na sessão remota desta terça-feira (20) o Projeto de Lei que Dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades oferecerem orientação de primeiros socorros aos pais ou responsáveis do recém-nascido, em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

O parlamentar que também é médico, pontuou a necessidade de um treinamento e ministrados durante o pré-natal e/ou antes da alta do recém-nascido, segundo ele, é muito freqüente e comum o engasgamento com líquidos, leite materno ou mesmo saliva, em menores de 1 ano de idade.

Outra ocorrência muito comum é a aspiração de corpo estranho que é um acidente grave e potencialmente fatal que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é muito mais freqüência em crianças.

“Até um ano de vida, a criança não possui total controle sobre seus processos corporais, por isso uma das grandes preocupações de pais e responsáveis é o risco de engasgamento e a aspiração de corpo estranho. Desta forma este projeto busca obrigar que hospitais e maternidades ofereçam este treinamento aos pais e responsáveis, evitando que um simples engasgamento possa acarretar na morte de uma criança. Concluiu o vereador.

Euzebio de Oliveira Monte
Euzebio de Oliveira Monte disse:
20/04/2021 18h13
Parabenizar doutor Raimundo Castro pela iniciativa, representante do povo, trabalha e cuida de seu povo.
Comentários foram desativados.