Vereador Piaba encaminha pedido para que seja decretada emergência na Capital devido a seca

por Marcela Jansen publicado 25/06/2024 19h37, última modificação 25/06/2024 19h37

Na sessão desta terça-feira, 25, na Câmara de Rio Branco, o vereador Francisco Piaba (União Brasil) encaminhou indicação ao Executivo municipal para que seja decretada situação de emergência, devido a seca severa, a estiagem que atinge a Capital acreana, o que pode se agravar ainda mais nos próximos meses, como alertou a Defesa Civil.

Piaba também salientou sobre o baixo nível do Rio Acre, da crise hídrica que já afeta vários bairros e também a zona rural do município.

“É notória que essa situação tem prejudicado e preocupado toda a comunidade.
Estivemos na semana passada na região do Barro Alto, na Transacreana. Na ocasião, podemos constatar que muitas famílias estão passando dificuldades com a falta de água devido ao período de seca, que também prejudica os animais. A situação
está ficando difícil, os açudes estão secando. É preocupante, visto que ainda estamos em junho, início do verão, imagina em agosto e setembro! Diante desse cenário, peço ao prefeito que declare situação de emergência em nossa cidade",

O reconhecimento da situação de emergência permite que o poder público faça compras sem licitar, sem os eventuais trâmites burocráticos, o que permite mais agilidade para ajudar à população atingida durante o verão amazônico. (Assessoria)