Vereador Mamed Dankar destaca a importância de garantir de inclusão social de pessoas com Down

por julianaqueiroz — publicado 03/05/2017 11h35, última modificação 03/05/2017 11h35

A Câmara de Vereadores de Rio Branco recebeu na sessão de terça-feira, 2, representantes da Família Down Acre. O encontro foi realizado a pedido dos vereadores Mamed Dankar (PT) e Eduardo Farias (PCdoB), e teve como objetivo debater os desafios e dificuldades vividas pelas famílias e crianças com Síndrome de Down no Acre.

Ao usar a tribuna do parlamento municipal, o vereador Mamed Dankar ressaltou acerca da importância de se garantir a inclusão social de pessos com Down e, dessa forma, combater o preconceito que existe em torno do assunto.

“Fico feliz que esta Casa Legislativa se proponha a realizar debates de assuntos tão importantes como esse. Precisamos levar essa questão à sociedade, pois, é a partir da conscientização que iremos eliminar o preconceito e garantir a inclusão de mais pessoas com Down na sociedade, possibilitando que possam viver com mais dignidade”, disse.

Dankar defendeu ainda a implementação de novas políticas públicas que possam oferecer a efetiva inclusão por meio da educação, do emprego, da saúde e do lazer. “Tenho certeza de que quanto mais informações a sociedade obtiver, mais respeitoso e inclusivo será o trato com a pessoa com a Síndrome”, pontuou.

A representante da Família Down Acre, Roberta Freitas, por sua vez, pontuou os avanços, porém, disse que há muito a ser conquistado. “Muitos tabus já foram quebrados, porém, ainda temos muito que caminhar e conquistar. Nossa luta diária é mostrar para as pessoas que uma pessoa com Down é capaz de sentir, amar, estudar, aprende, divertir-se e trabalhar. Pode levar uma vida autônoma como qualquer pessoa. O que desejamos é que toda a sociedade se uma a essa nossa luta diária e nos ajude a proporcionar as melhorias que essas pessoas tanto merecem”, finalizou.