Vereador Luz lamenta que Prefeitura tenha esquecido produtores rurais: “está estragando tudo: cebola, alface, coentro”

por victor.farias — publicado 28/04/2020 13h20, última modificação 28/04/2020 13h20

O vereador João Marcos Luz (MDB) durante a sessão online da Câmara Municipal nesta terça-feira, 28 de abril, expôs o relato emocionado de um produtor rural e lamentou que a Prefeitura de Rio Branco tenha esquecido os trabalhadores do campo, ocorrendo o apodrecimento da produção. O emedebista ainda afirmou que tanto o Estado como o Município estão falhando na crise do coronavírus.

“Agora de manhã falei com o senhor Geraldo. Ele é um dos líderes do Barro Vermelho. O homem me relatou quase chorando que cebola, alface, coentro e outras produções, estão tudo estragando. Por que o assessor comunitário da Prefeitura de Rio Branco, por isso que falo de planejamento, não vai lá e faz uma reunião? Poderia fazer um revezamento. Vem de cinco em cinco vender. Largaram os produtores lá sem dar nenhuma satisfação. É isto que tenho cobrado: planejamento, cuidado com as pessoas, com quem produz, com os autônomos, com quem não tem renda fixa. É muito fácil ir para a televisão, com a máscara na cara, ficar fazendo medo à população. Não aceito isso. Portanto, é a minha indignação porque neste tema coronavírus tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura têm falhado. É muita conversa e pouca ação”.

De acordo com Luz, o Governo do Estado ainda terá que explicar no futuro o decreto considerado por ele autoritário e inconstitucional. Luz afirmou que as medidas não tiveram o planejamento correto e são de um governo incompetente, responsável por afetar diretamente os trabalhadores sem renda fixa.

“Estou sendo alvo de ataques de pessoas que não estão satisfeitos com os meus posicionamentos. Desde o início da crise do coronavírus tenho sido muito claro nos meus posicionamentos. Sou contra o isolamento radical, aquele que fecha tudo e, principalmente, porque não cumpriram etapas. Foi desde o início que causaram na população do Acre terrorismo, pânico. Planejamento zero. Desde o princípio tenho combatido, de uma forma para o Governo do Estado refletir, porque na minha concepção os prejuízos seriam maiores, como estão sendo maiores. Todas as previsões do Governo não se concluíram, e agora o Governo do Estado, já envergonhado, vai precisar num breve futuro dar uma satisfação à sociedade. A Acisa já deu a sua opinão contrária, a Federação do Comércio já deu também a sua opinião contraria a este decreto autoritário e inconstitucional”, frisou.

O vereador ainda ressaltou que os auxílios estão vindo do Governo Federal. “O Governo do Estado não tem condições de dar 1 real para ninguém este governo incompetente. O sacolão que está sendo entregue é do Governo Federal, a retirada do ICMS também é do Governo Federal. O que o Governo do estado fez concretamente para os acreanos com os 6 bilhões que tem? Nada. O governador Gladson Cameli faz politicagem 24h com o tema coronavírus. A única coisa que faz é trazer pânico as pessoas, usar o lado emocional, e dizer que quer salvar vidas. Parece até que é Deus. Salvar vidas é preservar empregos. Salvar vidas é preservar a economia”, concluiu.