Vereador Juruna comemora aprovação de PL que cria Semana do Empreendedorismo nas escolas municipais

por victor.farias — publicado 15/10/2019 15h48, última modificação 15/10/2019 15h48

O vereador José Carlos, o Juruna, comemorou a aprovação do Projeto de Lei que institui a Semana do Empreendedorismo nas Escolas Públicas Municipais. Para o vereador, a iniciativa encorajará crianças e adolescentes a transformar suas realidades, reconhecendo-se como protagonistas da própria história, auxiliando o desenvolvimento futuro de suas habilidades profissionais. Mas para isso, segundo Juruna, é necessário que os jovens tenham noções mínimas de desenvolvimento empreendedor e atitudes criativas, desde o ensino fundamental.

“A rede de ensino precisa preparar os alunos para a vida e para o mercado de trabalho, a fim de que possam competir e alcançar o sucesso profissional. Para isso, mostra-se necessário que os alunos tenham condições mínimas de desenvolvimento empreendedor, com incentivos de palestras, filmes ou qualquer outra forma de divulgação, gerando grande desenvolvimento de competência profissional”, disse Juruna.

A proposição do vereador prevê que a Semana do Empreendedorismo seja realizada no mês de novembro, ocasião em que ocorre a Semana Global do empreendedorismo. Além de mostrar aos alunos a importância da livre iniciativa e das profissões autônomas, deverá ainda apresentar conceitos relacionados ao empreendedorismo e ao intraempreendedorismo; bem como promover a capacitação para a descoberta vocacional pelo espírito empreendedor e apresentar as boas práticas e iniciativas relacionadas ao empreendedorismo; demonstrar casos de empresas que mudaram a realidade da sociedade através da atividade empreendedora.

“Essa semana seria com palestras e atividades voltadas para a prática porque quando o Sebrae ministra o curso você precisa buscar ele na prática e na teoria para ter uma noção, porque é fato, hoje se abre uma empresa e com seis meses já está quebrada nós queremos resolver isso”, falou Juruna.

Ainda segundo o vereador, cidades já aderiram a projetos semelhantes a este e os resultados são cada vez mais positivos. “Os alunos se envolvem diretamente com o aprendizado e as atividades, são estimulados a desenvolver propostas de novos empreendimentos e a participar de eventos e feiras do setor, alcançando maior crescimento pessoal e autoconfiança”.