Vereador João Marcos Luz critica gestão ambiental dos governos anteriores

por Marcela Jansen publicado 05/06/2024 18h31, última modificação 05/06/2024 18h31

O vereador e líder do prefeito, João Marcos Luz, criticou na sessão da quarta-feira, 5, ocasião em que celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, à gestão ambiental dos governos anteriores, relatando segundo ele, a hipocrisia na defesa do tema em questão.

“Estamos hoje comemorando um dia importante que é a defesa que temos que fazer individual ou coletivamente em busca de um meio ambiente salutar. É óbvio que isso também é muita hipocrisia, em parte, dos governos que passaram da frente popular pregando por 20 anos um meio ambiente com propaganda enganosa.”

Luz destacou a importância de ações efetivas para a preservação do meio ambiente, mas opinou que se deve manter um equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico. “Devemos com consciência proteger, mas não é isso que eles pregam, esses hipócritas. Falam como se a gente tivesse que idolatrar e não é isso. Estamos no século XXI e temos tecnologia o suficiente para desbravar sem prejudicar o meio ambiente. Precisamos que as pessoas tenham esperança de novos dias.”

O vereador também destacou a necessidade de investimentos em saneamento básico, e criticou a situação atual de Rio Branco, relatando pouco tratamento de esgoto no município. “Hoje Rio Branco trata apenas 2,5% de todo o esgoto produzido. De todo o esgoto produzido, quase 87,5%, é jogado nos igarapés e nos rios. Não temos que comemorar.”

Luz também defendeu que a questão ambiental é um problema cultural e que apesar do governo ter a maior responsabilidade, os cidadãos devem fazer sua parte. “Isso é cultural, o cidadão precisa entender que ele também precisa fazer a parte dele pelo meio ambiente, não é só o governo. O governo tem que dar o exemplo e fomentar a educação, e também punir quem comete algum delito.”

O vereador finalizou comentando sobre a gravidade dos problemas ambientais, destacou a necessidade de planejamento e ação por parte dos governos e da sociedade, e lamentou a tragédia ambiental ocasionada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, atribuindo-a à falta de planejamento. “O que aconteceu lá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é uma resposta da natureza à falta de planejamento e atenção do estado e das pessoas em relação ao meio ambiente.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)