Vereador Ismael Machado propõe reconhecimento da Bíblia como patrimônio cultural

por Marcela Jansen publicado 09/11/2023 19h02, última modificação 09/11/2023 19h02

Durante a sessão realizada na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 9, o vereador Ismael Machado apresentou projeto para reconhecer a Bíblia Sagrada como patrimônio cultural. Na oportunidade, ele enfatizou a importância histórica e cultural da Bíblia, e destacou a relevância da população cristã na região.

Além disso, Ismael ressaltou o direito à liberdade religiosa em um Estado Laico, e defendeu a valorização de todas as crenças, ao anunciar o projeto de lei.

“É com muita alegria que anuncio aqui o projeto de lei que institui a bíblia como patrimônio cultural devido a sua relevância e importância no contexto histórico do município, hoje temos cerca de quase 80% da população cristã e no Estado Laico temos o direito de defender a liberdade de religião sem preconceito com nenhuma delas"", disse o parlamentar.

Machado falou também sobre apoio do mandato na área da Educação. Ele lembrou do debate para a prorrogação do concurso para professores efetivos pela prefeitura. O vereador pede a convocação dos profissionais que estão no cadastro de reserva, destacando a necessidade desses educadores no quadro efetivo do município, afirmando ser um direito.

“Gostaria de falar sobre a educação municipal e sobre os profissionais, tivemos um concurso municipal para cargo efetivo de professor, e depois de muito entendimento e luta a prefeitura municipal de Rio Branco prorrogou esse concurso por mais dois anos e com essa luta que defendemos a favor da educação, quero falar a favor deles, senhores se existe possibilidade, os profissionais que estão ali no cadastro de reserva tem o direito de serem chamados e estão ansiosos por serem profissionais do quadro efetivo da prefeitura, porque é um direito e a prefeitura de Rio Branco tem o dever de chamar esses profissionais”.

O Plano Diretor de Rio Branco também foi pauta de debate pelo parlamentar. Ismael ressaltou a importância do envio do plano para a Casa Legislativa para análise e debate.

“Gostaria de falar também sobre nosso plano diretor que está sendo construído a mais de anos, mas até hoje não chegou o plano diretor na nossa casa para analisar, aprovarmos e fazermos as emendas necessárias e ele precisa chegar aqui nessa casa para que a gente possa fazer as devidas emendas e aprovações, e a nossa cidade ter a possibilidade de crescimento”, falou.

Por fim, Ismael mencionou o Dia do Técnico Agrícola, celebrado em cinco de novembro. Ele parabenizou a categoria. “Conheço a competência do trabalho de vocês que estão ali na Seagro fazendo um trabalho em favor da população de Rio Branco e se sintam homenageados aqui pela minha fala”. (Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)