Vereador Hildegard Pascoal apresenta Projeto de Lei que dispõe sobre a prioridade no atendimento aos portadores de diabetes para realização de exames na rede municipal de saúde

por Lucivania Marques publicado 10/06/2021 17h31, última modificação 10/06/2021 17h31

Na sessão desta quinta-feira (10), o vereador Hildegard Pascoal (PSL), apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a prioridade no atendimento aos portadores de diabetes que precisam fazer exames, coletas de sangue, ultrassonografia de abdômen em postos de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios e similares situados no município de Rio Branco.

A proposição tem por objetivo reduzir o tempo de espera para pessoas portadoras de diabetes na realização de exames em jejum, como a coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen, para que não fiquem muito tempo nas filas. O atraso no atendimento de pessoas com tal patologia provoca sofrimento, e tem consequências seríssimas, uma vez que a falta de glicose no organismo compromete o funcionamento do cérebro, acarretando consequências graves para o paciente.

De acordo com o PL, o atendimento prioritário aos diabéticos acontecerá da mesma forma como já ocorre com outros grupos prioritários como idosos gestantes e deficientes.