Vereador Dankar destaca a entrega de composto orgânico a produtores rurais

por victor.farias — publicado 04/09/2019 16h16, última modificação 04/09/2019 16h16

O vereador Mamed Dankar (PT) destacou a entrega, pela prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semeia), de composto orgânico a produtores rurais. O composto foi produzido na Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos (Utre).

O objetivo da ação, de acordo com o parlamentar, é fomentar a produção local, com sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

“Fico feliz que a prefeitura esteja realizando esse tipo de ação. Lembro que há cerca de três meses, aqui na tribuna dessa Casa, tratei sobre o assunto. Na oportunidade, relatei que a Utre estava cheia de composto orgânico e que a prefeitura poderia fazer um calendário de entrega aos horticultores, pois eles precisam disso”. E complementou: “É dinheiro que eles deixarão de gastar na aquisição de esterco, adubo e outras coisas. Esse composto orgânico é feito para isso mesmo. Parabéns a prefeitura pela ação”, disse Dankar.

Além dos produtores, - que receberão sete toneladas de composto -, escolas da rede pública municipal também serão contempladas.

Reconhecido e premiado nacionalmente, o substrato desenvolvido pela Prefeitura de Rio Branco tem como diferencial sua fertilidade, que pode chegar a 90%. Nada menos que 60% do composto é resultado da maturação de restos de frutas, 30% é carbono (produzido por sementes e cascas) e 10% são insetos resultantes das capinas, especialmente aquelas realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

O ato de entrega faz parte da Semana da Amazônia, agenda da Secretaria de Meio Ambiente, que ainda contará com Blitz de Educação Ambiental em diversos pontos da cidade e atividades lúdico-educativas com crianças das escolas públicas municipais.

Sobre a Utre

A Prefeitura implantou a Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos (UTRE) em outubro de 2009, antes mesmo das exigências definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Possuindo uma área de 80 hectares, a UTRE, única do estado do Acre, é uma das maiores obras de saneamento ambiental destinada ao gerenciamento de resíduos sólidos da região norte do país, e já assegurou a disposição final ambientalmente adequada de 740 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares.

O aterro sanitário atende todas as normas ambientais e de engenharia que visam assegurar a disposição final de 240 toneladas de resíduos sólidos domiciliares produzidos diariamente pela população. Além do aterro sanitário, a UTRE contempla várias subunidades, que a partir da responsabilidade compartilhada, trata os resíduos de acordo com suas características.