Vereador Célio Gadelha cobra incentivos da prefeitura aos produtores rurais

por Marcela Jansen publicado 26/06/2024 16h46, última modificação 26/06/2024 16h46

O vereador Célio Gadelha, durante a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco na quarta-feira, 26, destacou suas preocupações com a gestão municipal e fez suas críticas ao Festival da Macaxeira, promovido pela prefeitura. Inicialmente, o vereador reafirmou seu compromisso com a verdade e a seriedade nos debates políticos.

“Sempre pautei na verdade e na seriedade, vocês me conhecem a muito tempo e sabem do meu posicionamento aqui nesta casa, sempre trabalho em cima das pautas políticas que tenho, mas jamais ofendi nenhum vereador de forma pessoal, isso não é meu caráter. Estou aqui para trabalhar para a população, reivindicar e debater os problemas da nossa cidade.”

Com relação ao festival da macaxeira, o vereador não se colocou contra ao evento, mas fez seus apontamentos em relação à produção dos produtores rurais e ressaltou a necessidade de infraestrutura para apoiar os agricultores. “Eu não sou contra, de maneira nenhuma, nós temos muita macaxeira, inclusive, macaxeira estragando porque os produtores rurais não têm como escoar sua produção, o que não temos é ramais que deem condições para os produtores rurais escoar suas produções.”

Gadelha constatou que muitas produções estão se perdendo devido à falta de apoio necessário e criticou a escolha do evento para homenagear os produtores rurais. O vereador indicou, como forma de homenagem, a melhoria dos ramais para os produtores conseguirem realizar seus trabalhos.

“Produtores rurais esperam também que chegue lá nas suas colônias um incentivo, um apoio por parte do prefeito através dos ramais e muitas vezes eles perdem suas produções, eu fico triste com isso. Acho que com certeza se eles fossem homenageados, que tivessem um ramal de qualidade, um ramal bom para escolher sua produção, eu tenho certeza que essa era uma maneira de homenagear, é o que eles querem e pedem.”

O vereador também questionou os incentivos culturais dados pelo prefeito, e ressaltou a necessidade de valorizar os artistas locais durante o evento. “Poderíamos ter vários cantores da nossa terra para alavancar a nossa economia, a cultura precisa, se este momento que fazem esta festa é realmente para trazer cantores da nossa terra para incentivar e ganhar um dinheiro a mais para alavancar a nossa economia, eu sou completamente a favor.”

Gadelha também usou a tribuna para destacar os problemas relacionados à iminente crise hídrica em Rio Branco. O vereador criticou a prefeitura e cobrou ações para resolver os problemas de falta de água.

“Que o prefeito faça a sua parte e não deixe a população do jeito que tá, nós estamos em uma crise hídrica e está faltando água em cada canto aqui do nosso município. A água é compromisso do poder público e da prefeitura que tomou o Saerb para si e até hoje não deu nenhuma resposta para a população, é lamentável uma situação dessa, isso não pode acontecer porque quem sofre é a população.”
O vereador finalizou reafirmando seu papel como oposição e se comprometendo com a verdade, visando buscar melhorias para a população de Rio Branco.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)