TRIBUNA POPULAR: vereadora Lene Petecão debate políticas públicas as pessoas com Lúpus e Fibromialgia

por Marcela Jansen publicado 10/05/2023 13h20, última modificação 10/05/2023 13h19

Atendendo a requerimento da vereadora Lene Petecão, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 10, uma Tribuna Popular no qual debateu a Campanha Maio Roxo, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Lúpus, celebrado em dez de maio, e Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, comemorado em doze de maio.

“Quero, primeiramente, agradecer as nossas convidadas pela presença. São mulheres guerreiras que mesmo sentindo dor se dispuseram e vir a este parlamento para debater um tema tão importante. Hoje, 10 de maio comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Lúpus e na próxima sexta-feira, 12, o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Precisamos fortalecer as políticas públicas voltadas a esses dois temas, pois não existe nada de concreto por trata-se de sintomas invisíveis. Não se dá o devido valor a esse debate e as pessoas acometidas com essas doenças, que na maioria são mulheres, padecem. Município e Estado precisam cumprir seu papel”, falou a vereadora.

Na oportunidade, a Casa Legislativa recebeu a senhora Lene Queiroz, líder voluntária na Associação Nacional de Fibromiálgicos e doenças correlacionadas (ANFIBRO). Ela ressaltou a importância do sistema de saúde de Rio Branco oferecer um tratamento adequado aos pacientes.

“Precisamos de um tratamento adequado para que possamos ter um pouco de dignidade e viver mais um pouco e com qualidade. Infelizmente muitas colegas têm ido a óbito por falta de medicação, tem ido para máquina fazer hemodiálise, falta de amparo do poder público (...) estamos lutando por políticas públicas em favor do Lúpus e da Fibromialgia aqui no Estado, nesse sentido é que peço aos vereadores que abracem essa causa que é tão importante”, falou.

A enfermeira e terapeuta interativas mestre em Ciências da Saúde, Valéria Teixeira, também presente na Tribuna Popular, defendeu a criação de políticas públicas capazes de proporcionar mais qualidade de vida as pessoas acometidas com as doenças.

“Tem dias que você acorda e não consegue levantar da cama, não consegue produzir, não consegue ter atividades de autocuidado, então hoje venho falar sobre essa política, sobre essa possibilidade de instituirmos políticas públicas no nosso município”, disse ao citar a política de práticas integrativas e complementares.

“Essa política diz que todos os cidadãos têm direito de técnicas não farmacológicas que podem melhorar a qualidade de vida, dentre elas a homeopatia, meditação e outras 24 técnicas que podem ser disponibilizados para aquelas pessoas que não tem condições de pagar em um serviço privado”, ressaltou Valéria.

Rafilene Bernardo, paciente do grupo de Lúpus e Fibromialgia, reforçou o pedido de apoio do parlamento municipal. “Reforço o que já foi dito aqui, precisamos de apoio, pois não é fácil viver nossos dias com essas doenças. Vamos olhar com mais carinho para essa causa. Precisamos levar ao conhecimento das pessoas de que apesar dos sintomas serem invisíveis, as doenças causam muito dor, sofrimento e o Lúpus, por exemplo, chega a matar. Peço aos vereadores que nos apoiem”, frisou.

Também esteve presente na Tribuna Popular a senhora Maria Carolina Silva, paciente do grupo Lúpus.

Foto: Rodrigo Pacheco