Tribuna Popular: vereadores debatem fortalecimento da construção civil de Rio Branco

por Marcela Jansen publicado 14/06/2023 13h40, última modificação 14/06/2023 13h40

Atendendo a requerimento do vereador Joaquim Florêncio (PDT), a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 14, uma Tribuna Popular no qual debateu a importância do fortalecimento das pequenas empresas de construção civil de Rio Branco.

Na oportunidade, o parlamentar apresentou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater as obras e os processos de Licitação na esfera municipal.

“Precisamos ampliar esse debate, pois estamos falando sobre um dos setores que mais gera emprego e renda em nossa cidade, nosso Estado. Eles pedem a criação de um projeto de lei que torne justa a participação e concorrência das empresas locais, a fim de garantir a continuidade da geração de emprego e aumento do desenvolvimento da capital”, falou Florêncio.

A Casa Legislativa recebeu o presidente da Associação das Empresas Construtoras do Estado do Acre (ACRECON), José Ailton; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado Acre (SINDUSCON), Carlos Afonso; e o membro do conselho deliberativo da Acrecon, Eder Fidelis.

“O setor da construção civil é o propulsor de nossa economia e tem se tornado cada dia mais importante para o desenvolvimento do município, Estado e país. Estamos aqui para pedir o apoio dos vereadores para fortalecermos as ações em favor do setor, pois assim continuará a geração de emprego em nossa cidade”, falou José Ailton, presidente da ACRECON.

O presidente do SINDUSCON, Carlos Afonso relembrou que há mais de dez anos não ocorre uma programação de habitação no município, nem Estado, o que acarreta, segundo ele, prejuízo ao setor.

“Nosso setor vem atravessando uma fase muito difícil há alguns anos, não é prerrogativa da atual administração municipal, nem estadual. Há mais de dez anos não se tem um programa de habitação no nosso Estado e isso traz muita dificuldade a todos nós. A construção civil é veículo em que mais rapidamente distribui renda e dá dignidade ao nosso povo”, disse.

E acrescentou: “convido os nobres vereadores a construir, juntamente com o setor, um Comitê de Habitação Estadual para que possamos elaborar um programa que seja para o Estado e Município. Será um diferencial muito grande no programa de habitação de Rio Branco e, consequentemente, para a construção civil que continuará se fortalecendo e gerando emprego e renda, dando dignidade aos cidadãos”, frisou.

O membro do conselho deliberativo da Acrecon, Eder Fidelis, pediu apoio no fortalecimento do setor.

“Nos ajudem a alavancar um setor que é tão importante para o nosso Acre. Nós viemos pedir humildemente para que vocês, junto conosco, possamos fazer políticas públicas para aquecer esse setor que é tão importante”. E acrescentou: “sabemos que a prefeitura tem pelo menos dois editais, cada um em R$ 10 milhões de reais. A empresa que ganhar, possivelmente, ter que escravizar as outras, porque então não dividir em lotes e se criar um programa em que possamos colocar um valor mínimo de percentual de desconto (...) temos que iniciar o nosso diálogo, vamos ter a oportunidade de fazer uma audiência pública e também queremos ter a oportunidade de falar com o prefeito Tião Bocalom”, finalizou.