Tribuna Popular: vereadora Lene Petecão pede instalação de uma Policlínica na Baixada da Sobral

por Marcela Jansen publicado 14/03/2023 14h11, última modificação 14/03/2023 14h11

Atendendo a um requerimento da vereadora Lene Petecão, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na manhã de terça-feira, 14, uma Tribuna Popular no qual debateu a instalação de uma Policlínica Baixada da Sobral. Na oportunidade, o parlamento ouviu Francisco Panthio, morador da região que relatou que a construção da unidade de saúde é um desejo da comunidade.

“Essa é uma luta que nasceu do desejo dos moradores daquela regional devido à necessidade de melhorias na área da saúde. Temos oito unidades ali entre Uraps e Upa, mas que não valem por três devido à falta de estrutura adequada as demandas da população. Com isso a Policlínica Barral y Barral, por exemplo, acaba cumprindo o papel de uma Upa. Esperamos contar com o apoio desta Casa Legislativa nessa demanda”, disse Panthio.

E acrescentou: “a instalação de uma Policlínica no Baixada da Sobral será debatida na Conferência Municipal de Saúde, que ocorre nos próximos dias. Isso é de extrema importância, pois ali serão colocadas em pauta as demandas que nortearão o trabalho da Prefeitura na área da Saúde nos próximos quatro anos, ou seja, a construção do Plano de Ação do Executivo Municipal”, falou.

A vereadora Lene Petecão reforçou o apoio a essa demanda. “Infelizmente, os atendimentos médicos realizados através das URAPs Maria Barroso e Augusto Hidalgo de Lima, da UPA da Sobral e das oito UBSs presentes no referido bairro são ineficientes para suprir as necessidades dos moradores locais e adjacentes. Ali naquela regional comporta em torno de 90 mil habitantes. Portanto, a instalação de uma Policlínica no local de fundamental importância”.

A parlamentar voltou a ressaltar que encaminhou uma Indicação a secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade pedindo que a pasta analise a possibilidade de instalação dessa Policlínica.

“Encaminhei também essa demanda a secretária de Saúde de Rio Branco. Espero que nossos gestares olhem com carinho essa demanda. O atendimento público rápido e eficiente é fundamental e imprescindível para elevar a dignidade da comunidade e proporcionar melhor qualidade de vida”, finalizou.

O vereador James do Lacen, também presente na Tribuna Popular, destacou que a Policlínica seria importante para desafogar os atendimentos nas URAPs e UPAs.

“Conheço bem os gargalos da Saúde, pois é uma área no qual milito há muitos anos. A dificuldade vai desde o atendimento médico, remédios e realização de exames. Sabemos que ali na região da Baixada a demanda é alta tendo em vista o número de moradores. As Uraps e Upa que ali estão instaladas não comportam a demanda devido à falta de estrutura adequada. Enfim, acredito que a instalação de uma Policlínica possa suprir as necessidades. Essa é uma pauta que abracei, contem comigo nesse debate”, falou o vereador.

O primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Fábio Araújo pontuou sobre a participação do governo do Estado no debate. “Nossa população precisa de melhorias na Saúde e com urgência. Porém, não posso ser injusto com a população e nem com o amigo Francisco Panthio, que apresentou a proposta de instalação de uma Policlínica na Baixada da Sobral. Destaco que essa é uma demanda a ser executada pelo Executivo estadual. Unidade de Saúde de média e alta complexidade cadê ao governo do Estado e não ao município”, disse.

E acrescentou: “deixo meu apoio a esse projeto, pois sei da relevância que tem a população da nossa cidade, porém, sugiro encaminharmos essa demanda também a Governo do Acre para que possam entrar no debate e também se responsabilizar pela execução”, finalizou.