Tribuna Popular - Presidente da Associação Dos Surdos Do Acre (ASSACRE) relata dificuldades que a comunidade enfrenta pela falta de intérprete de libras em locais públicos
Atendendo a propositura do vereador Arnaldo Barros, Líder do Podemos na Câmara Municipal, o espaço Tribuna Popular na sessão desta terça-feira (28), recebeu o senhor Adriano Pinto De Araújo - Presidente da Associação Dos Surdos Do Acre (ASSACRE) e a intérprete de libras ,Onélia Abreu Da Rocha.
Com a tradução da intérprete de libras da casa, Adriano Pinto reiterou as dificuldades que os surdos enfrentam no dia a dia por falta de um profissional de intérprete de libras nos locais públicos, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Referência de Atendimento da Capital (URAPs), também parabenizou a todos da comunidade pelo dia Nacional dos Surdos que foi comemorado 26 de setembro.
‘’Diversos lugares públicos não têm um tradutor de libras, que já sabemos muito bem, conhecemos a Lei, mas infelizmente ela não é obedecida, para nossa classe é uma luta diária, principalmente nas unidades de saúde”, disse Adriano.
A intérprete de libras, Onélia Abreu alertou para a necessidade do cumprimento da Lei “Eu digo que é vergonhoso todos os dias termos que bater na mesma tecla, pedindo o que está na Lei não precisa criar é só cobrar, simples não é mesmo! cobrar o que está lá é um direito deles".
O proponente da Tribuna, vereador Arnaldo Barros (Podemos) destacou apoio do parlamento a causa e reiterou a cobrança para o cumprimento da Lei Municipal N°1.954/2012
‘’Em Rio Branco, temos mais de duas mil pessoas surdas, é lamentável o descaso com a comunidade, essa Lei precisa ser cumprida, em algumas unidades não tem sequer um informativo’’, disse o vereador.