Samir Bestene destaca que Acre é 3º maior estado com jovens fora da escola e sem trabalho

por Marcela Jansen publicado 12/12/2023 19h55, última modificação 12/12/2023 19h54

"São dados que me deixam muito preocupado". A frase é do vereador Samir Bestene (PP) ao destacar dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual aponta que um em cada três jovens acreanos de 15 a 29 anos não estudava e nem trabalhava em 2022. Ao todo, eram 78 mil de pessoas (ou 31,9%) do público nessa faixa etária, nessa condição no Estado.

"Somos a 3ª maior proporção do país, fazendo com que o índice acreano fique atrás apenas dos resultados do Maranhão, de 33,7% e Alagoas, de 32,2%. A porcentagem do Acre foi maior que a observada na média do Brasil, de 22,3%; e do Norte, de 25,3%", disse o parlamentar ao questionar quais políticas públicas estão sendo geradas pelo Poder Público para absorver os jovens.

Bestene destacou ainda o Anteprojeto de Lei que apresentou na Câmara denominado Meu Primeiro Emprego. Segundo o vereador, o objetivo é incentivar as empresas a oportunizarem o primeiro emprego para aquelas pessoas que nunca tiveram um vínculo empregatício anotado em sua CTPS.

“As empresas que comprovarem, nos termos da lei, ter em seus quadros de funcionários pessoas contratadas pela primeira vez, serão contempladas com isenção parcial do IPTU e receberão um selo de empresa inclusiva, mas, infelizmente, uma proposta tão importante como esta segue parada, lamentou.

Por fim, o vereador apresentou indicações para melhorias na capital acreana. "Estive no Bairro Ouricuri, na Rua José de Araújo, visitando o campo existente no local. Constatamos problemas estruturais como o alambrado, por exemplo, sendo necessário também drenagem no campo. Portanto, peço a prefeitura, através do órgão competente, que execute uma obra de revitalização no espaço", disse ao relatar visita também a Rua Uirapuru, no mesmo bairro.

"Não entendo porque não existe uma parceria entre Saerb e Emurb, tendo em vista que o primeiro órgão faz um ducto, sendo, portanto, necessário na sequência a presença do segundo órgão para deixar o local em perfeito estado. Tem que haver um trabalho em conjunto", finalizou.