Samir Bestene ressalta preocupação com a falta de abastecimento de água na Capital

por Marcela Jansen publicado 14/05/2024 19h40, última modificação 14/05/2024 19h55

O vereador Samir Bestene, durante a sessão realizada nesta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Rio Branco, comentou sobre abastecimento de água na cidade, mencionando o deslizamento do Rio Acre, que prejudica a Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 e, consequentemente, pode deixar uma parcela significativa da população sem acesso ao serviço.

“Eu fico muito preocupado quando a gente abre o jornal da nossa cidade e vê uma notícia do desbarrancamento do Rio Acre prejudicando a ETA 2, que pode deixar 60 por cento da população sem esse líquido precioso, fiquei feliz que na semana passada que aprovamos a convocação do nosso amigo presidente do Saerb para podermos passar qual é o planejamento.”

Ao destacar a convocação do presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) para explicar o planejamento da instituição, Bestene também ressaltou a necessidade de se ter um plano de contingência por parte da instituição para enfrentar as consequências e problemas gerados pela situação.

“Nós temos que saber para passar para a população qual é o plano B, qual é o plano que o Saerb vai ter para continuar o fornecimento de água na nossa cidade, o que me preocupou muito, desde quando teve aquele reajuste, o qual a população já nos cobra muito, é sobre que estão pagando um preço mais caro no fornecimento de água e não está tendo de forma adequada o fornecimento desse líquido tão precioso.”

Além disso, o vereador alegou burocracia na Prefeitura de Rio Branco, em relação às obras paralisadas devido à espera por liberação na Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). Ele sugeriu descentralização dos processos administrativos para garantir maior eficiência na execução de projetos públicos.

“Para existir a desburocratização dos sistemas, nós temos que descentralizar os poderes, porque tudo que acontece hoje na Prefeitura, tudo está na mão da Seinfra. O RBPREV esses dias, a obra parou. Fui lá procurar saber o que aconteceu, porque a medição está na seinfra e está esperando liberação. A creche parou porque também está na Seinfra para a questão de readequação do projeto.”

Bestene também comentou sobre o programa "Asfalta Rio Branco", e sugeriu que aquelas ruas com condições de tráfego mais precárias sejam priorizadas. Ele finalizou ressaltando a necessidade da prefeitura atender às demandas reais da população e dos vereadores.

“A gente como representante público, o que temos que fazer, é passar para a prefeitura essas demandas que complicam a vida das pessoas que pagam seus impostos em dias e querem que chegue à prefeitura naquele local.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)