Samir Bestene destaca inauguração do Porto de Chancay e benefícios para o Acre

por Marcela Jansen publicado 18/11/2024 18h12, última modificação 18/11/2024 18h12

 

O vereador Samir Bestene (PP) destacou importância da inauguração do Porto de Chancay, no Peru, ocorrida na quinta-feira, 14, para a Região Amazônica. Ele reforça que o empreendimento vai atrair investimentos que podem fortalecer o comércio das regiões Norte e Centro-Oeste.

"O Porto de Chancay é um sonho para as pessoas que moram aqui na Região Amazônica e países próximos ao Peru. Estamos a dois mil quilômetros de um porto que pode revolucionar o comércio de nossa região com investimento chinês de quase quatro bilhões de dólares, reduzindo o tempo de entrega dos produtos para o mercado asiático", frisou Bestene.

Para o vereador, o momento é propício para fortalecer o processo de exportação no Brasil, especialmente, no Acre.

"Com a inauguração desse porto, esperamos que o Acre faça parte do processo de exportação do Brasil. Mas, para isso acontecer, os poderes Legislativo e Executivo precisam criar um ambiente para que possamos crescer, desenvolver. Hoje, temos a ZPE que não funciona. Não temos um espaço para criar um porto seco, para armazenar e despachar produtos que passam por aqui", afirmou.

Samir defende a criação de legislação de incentivo fiscal para que empresas de Rio Branco possam participar das exportações.

"Que o Município possa criar uma legislação de incentivo fiscal a fim de que possamos fazer parte desse novo cenário que se abre para a Região Norte. Temos mais de 70 mil pessoas desempregadas em nossa Capital e torço para que esse porto possa gerar emprego e renda aqui. A Câmara Municipal de Rio Branco terá um papel fundamental nesse debate criando legislações importantes de incentivo fiscal", finalizou.