Samir Bestene comemora resultado nas safras de milho e soja: "maiores dos últimos 30 anos"

por Marcela Jansen publicado 09/11/2023 13h55, última modificação 09/11/2023 20h26

"Precisamos fortalecer o setor privado". A frase é do vereador Samir Bestene, durante sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 9, ao destacar a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada.

"Precisamos incentivar pessoas que acreditam na força da iniciativa privada para a geração de emprego e renda em nossa cidade, ações positivas e que fortaleçam esse setor", disse o vereador ao relatar a conversa com o proprietário de estabelecimento no Bosque.

"Fui procurado pelo dono da Casa Matos, que fica ali no Mercado do Bosque, e é um estabelecimento de muita importância para a nossa cidade, tendo em vista que gera mais de 30 empregos. O poder público colocou uma lixeira em frente ao comércio, o que acarretou em prejuízo, e agora a RBTrans instalou um ponto de Mototáxi também em frente ao estabelecimento, trazendo mais prejuízos aos comerciantes locais", disse o parlamentar.

O parlamentar destacou ainda que fez contato o superintendente da RBTrans, José Benício, bem como o secretário de Cuidado com a Cidade, Joabe Lira, relatando a insatisfação dos comerciantes. "Precisamos resolver esse problema e, nesse sentido, conversei com os dois e pedindo uma solução com urgência. O que não pode é prejudicar os empreendedores, pois geram emprego e renda, consequentemente, aquecem a economia de Rio Branco", falou Bestene.

Samir comentou ainda sobre os dados divulgados pelo Ipea no qual aponta crescimento do agronegócio no Acre. Ele parabenizou o governador Gladson Cameli por incentivar o crescimento e fortalecimento da área.

"Quero parabenizar o governador por acreditar que o agronegócio é um dos caminhos para fortalecer a economia do Acre. Os números divulgados pelo Ipea comprovam que o agronegócio do Acre segue batendo recordes de produtividade e se destaca cada vez mais em nível nacional. O avanço na plantação de grãos consolida o Estado como a nova e promissora fronteira agrícola do país. As safras de milho e soja são as maiores dos últimos 30 anos. O volume saltou de 61,3 mil toneladas no início da década de 1990 para 178,6 mil toneladas em 2022. A área plantada é estimada em 11,9 mil hectares", frisou o vereador.

Bestene finaliza citando federações que investiram no Agronegócio e o resultado foi o crescimento. "Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul são exemplos de estados que decidiram investir no agronegócio e hoje colhem bons frutos. O resultado foi crescimento e fortalecimento da economia. Esse é um dos caminhos que devemos trilhar".