Samir Bestene cobra fortalecimento de políticas públicas para pessoas em situação de rua

por Marcela Jansen publicado 18/11/2024 17h23, última modificação 18/11/2024 17h23

 

 

"É preciso fortalecer as politicas públicas para atender as pessoas que se encontram em situação de rua". A frase é do vereador Samir Bestene (PP), durante debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quarta-feira, 13. Na ocasião, o parlamentar frisou que o número de moradores de ruas tem crescido a cada ano.

"Os números de pessoas em situação de rua tem crescido assustadoramente. Antes da pandemia tínhamos na Capital pouco mais de 100 pessoas em situação de rua. Hoje, já são quase 600 moradores e grande parte deles pode ser encontrados no Centro da cidade", disse o vereador.

E acrescentou: "essa situação tem sido prejudicial aos comerciantes daquela localidades. Alguns deles já me procuraram relatando as dificuldades que enfrentam com assaltos e pedem ajuda na solução desse problema junto ao Poder Público".

Samir sugeriu a criação de hortas comunitárias como forma de proporcionar ocupação as pessoas em situação de rua. Ele destaca ainda que as hortaliças colhidas podem ser distribuídas em escolas e hospitais.

"Sabemos que grande parte deles são usuário de droga, pessoas depressivas que foram abandonadas por seus familiares e amigos. A prefeitura tem condições de fazer política pública para diminuir a quantidade de pessoas em situação de rua e uma boa alternativa seria a horta comunitária, pois, beneficia muitas pessoas. Uma horta comunitária não traria apenas uma ocupação aos moradores de rua, mas também alimentação para alunos e pacientes. Sem contar que daríamos mais segurança aos nossos comerciantes que, atualmente, sofrem com tantos assaltos", finalizou.