Samir Bestene cobra eficácia da lei que proíbe a venda de cerol e da linha chilena

por Marcela Jansen publicado 10/10/2023 16h25, última modificação 10/10/2023 17h46

"Fica uma reflexão grande para todos os vereadores". A frase é do vereador Samir Bestene (PP), durante a sessão de terça-feira, 10, na Câmara Municipal de Rio Branco, ao falar sobre o falecimento do jovem Fernando Moraes Roca Júnior, após ser ferido por uma linha com cerol enquanto andava de motocicleta na capital acreana.

Na oportunidade, o parlamentar cobrou a eficácia da Lei Municipal Nº 2.359, que proíbe a venda de cerol e da linha chilena na capital acreana.

"Temos uma lei que coibi esse tipo de fatalidade, de autoria do vereador João Marcos Luz. Uma lei que já existe há três anos e nunca foi fiscalizada. Precisamos buscar a eficácia dessa lei", disse o vereador. E acrescentou: "Será que vai ser necessário morrer mais pessoas para o poder público fazer alguma coisa", questionou.

Para o vereador, o ideal seria disponibilizar locais adequados para os empinadores de pipa. "Não podemos proibir as pessoas de empinar pipa, mas temos que ter consciência de que não pode ocorrer mais em qualquer lugar. A cidade cresceu, evoluiu, portanto, não cabe mais essa pratica de qualquer forma", pontuou o vereador ao destacar que o deputado federal Roberto Duarte apresentou PL tornando crime o uso, fabricação e comercialização de linhas de pipa preparadas com cerol ou materiais similares.

"O projeto do deputado propõe alterações no Código Penal Brasileiro, visando impor penas de prisão de dois a cinco anos para aqueles que violarem a lei. Uma ação importante, mas esse assunto também precisa ser amplamente debatido nesta Casa Legislativa".

Por fim, o vereador apresentou uma Moção de Pesar. “Uma tragédia lamentável a morte prematura do Fernando. Um jovem promissor, empresário, trabalhador, uma pessoa do bem. Conversei com ele umas duas horas antes dessa fatalidade, falávamos sobre a prestação de um serviço dele ao meu estabelecimento. Foi com muita tristeza que recebi a notícia de seu falecimento. Portanto, apresento aqui uma Moção de Pesar e que Deus conforte toda a família nesse momento de dor”.