Reforma no Mercado Elias Mansour é debatida em audiência pública na Câmara Municipal

por Marcela Jansen publicado 20/05/2024 15h32, última modificação 20/05/2024 15h32

Atendendo ao requerimento do vereador Fábio Araújo, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na segunda-feira, 20, uma audiência pública para discutir e esclarecer as questões relacionadas a reforma do Mercado Elias Mansour. Araújo, iniciou explicando que a audiência foi solicitada pelos próprios comerciantes, que demonstraram preocupações com a reforma, em questões relacionadas a indenização e a realocação provisória durante as obras.

“A maior reclamação que a gente teve é sobre um local adequado enquanto perdurar o período da obra, onde vocês vão estar sendo alocados.”

Em relação ao início das obras, Lucas Guerra, secretário da Seinfra, informou que a obra terá início só após a realocação dos comerciantes para um local adequado. Ele mencionou que o recurso para a obra já está disponível, a licitação foi concluída e a empresa contratada, está aguardando apenas a conclusão do local provisório.

“Alguns dos permissionários têm objetos de valor, tem equipamentos, então é justo terem um local adequado para vocês permanecerem durante o período das obras. O recurso já está em conta, já houve a licitação, a empresa já está contratada então só estamos aguardando essa adequação no local onde vocês ficarão provisoriamente durante esse período de obra e só vamos iniciar após todos estiverem com a suas atividades exercidas lá no local.”

Em relação à estrutura e realocação, o diretor de projetos, Geraldo Cézar, apresentou o projeto da reforma, e mostrou que a nova estrutura irá conter três acessos, dois elevadores, rampa de acesso e esteira rolante, e boxes ventilados. Ele detalhou que 33 boxes provisórios serão construídos em áreas próximas ao mercado para acomodar os comerciantes durante a obra.

“Pegamos ali o estacionamento ao lado do Simão festas, pegamos a parte do fundo, a parte daquela galeria do zé baiano e parte do estacionamento do Araújo, a ideia é, que aqui estão sendo construídos 33 boxes que irão receber a peixaria, o açougue, algumas lojas e também a questão lá do alevinos.”

A principal preocupação destacada pelos comerciantes foi sobre a qualidade do local provisório durante os 12 meses previstos para a reforma e também sobre a possibilidade de extensão do prazo da obra, devido ao período eleitoral. O coordenador do mercado, André, destacou a importância de se ter um local que não prejudique os comerciantes que precisam daquelas vendas.

“O Mercado Elias Mansour precisa de uma grande reforma, sim, mas é preciso que os permissionários sejam realocados em um espaço adequado e que permita que as vendas continuem. Não adianta colocá-los em qualquer lugar, atrapalhando que os clientes apareçam. Nós, enquanto administração, estamos buscando o melhor para as pessoas que vendem ali, são pais de famílias e sabemos da importância desse sustento”.

O vereador, Fábio Araújo, finalizou destacando que uma ata será encaminhada a todos os órgãos envolvidos para assegurar que todas as preocupações e sugestões do comerciantes sejam consideradas, e espera que a construção do projeto só seja feita após a conclusão do abrigo.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)