PL de Juruna sobre prevenção à depressão é aprovado por unanimidade

por victor.farias — publicado 29/10/2019 16h41, última modificação 29/10/2019 16h41

O projeto que visa realização de ações educativas e preventivas à depressão, nas escolas de Rio Branco, de autoria do vereador José Carlos Juruna (Avante), foi votado hoje, 29, pelos demais vereadores e aprovado por unanimidade.

Juruna explicou que a depressão já é considerada o mal do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desponta como a terceira maior doença entre jovens e a segunda principal causa de mortes entre 15 e 29 anos no mundo.

Segundo o vereador, dados do Sistema de Informações de Agraves de Notificações apontam que entre 2009 a 2018 foram notificados 2071 casos de tentativa de suicídio no Acre. Deste total 57% estão em Rio Branco. Já entre os anos de 1997 a 2017, foram 686 óbitos por suicídio, sendo que 53% somente de Rio Branco e 2,77% eram menores de 15 anos.

Ainda de acordo com o vereador 26% das vítimas eram alunos do ensino fundamental. “O ensino fundamental contem grande oportunidade de ser forte ferramenta para reverter esses números”, disse ele.

“A fim de prevenir é preciso dotar as crianças de habilidades sócio-emocionais para cedo aprenderem a lidar melhor com situações de estresse que podem futuramente desencadear a doença”, destacou o vereador.

Juruna ainda fez um agradecimento a equipe do secretário municipal de educação Moisés Diniz: ”Quero agradecer de público o empenho da equipe. Eles abriram as portas para nossa assessoria para que a gente pudesse viabilizar esse projeto”, declarou.