Na Tribuna Popular da Câmara de Rio Branco, acadêmicos da área de saúde reivindicam igualdade no plano de vacinação.

por Lumarques — publicado 08/04/2021 15h37, última modificação 08/04/2021 15h37

Na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (08), um grupo de estudantes dos cursos de enfermagem e medicina, da Universidade Federal do Acre, Uninorte e Unimeta, participaram da tribuna popular, para pedir apoio dos parlamentares em relação à vacinação contra a Covid-19.

A reivindicação dos acadêmicos é que os alunos de saúde coletiva, nutrição e enfermagem que estão no último período estão impossibilitados de realizar o estágio devido ainda não terem sido imunizados contra o vírus.

A estudante de medicina do 6º período da Uninorte, Suellen Carlos, disse que isso vem prejudicando os alunos que estão em estágio clínico que tiveram que ser interrompidos devido a falta de vacinação contra a covid-19.

“Os estudantes do 4º ao 8º período da Uninorte estão sem poder fazer práticas intra-hospitalares e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) devido a falta de vacinação contra à covid-19, sentimos com profundo pesar que nossa formação acadêmica seja negligenciada dessa forma”, afirmou.

Já a estudante do 7º período de enfermagem da Universidade Federal do Acre, Lis Brendha da Silva Magalhães, afirmou que os colegas vêm sendo prejudicados pela falta de vacinação contra o vírus. Segundo ela, muitos alunos de enfermagem já apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso, porém sem o estágio obrigatório ainda não poderão pegar o diploma.

Os vereadores Adailton Cruz  (PSB) e Michelle Melo (PDT) foram enfáticos em cobrar do secretário municipal de saúde, Frank Lima, igualdade na imunização de estudantes da área de Saúde.

A vereadora Michelle Melo exibiu fotos dos alunos do 6º período da Ufac sendo vacinados e criticou o tratamento dado a eles enquanto outros alunos de outras áreas de saúde estão sem terminar o curso por falta de imunização contra o vírus.

Como encaminhamento, a vereadora do PSB, Lene Petecão sugeriu a criação de Comissão visando intermediação dos diálogos junto ao Ministério Público.