Na Difusora, Vereador Luz diz que Segurança Pública é responsabilidade de todos

por victor.farias — publicado 15/01/2020 18h36, última modificação 15/01/2020 18h36

O vereador João Marcos Luz (MDB) afirmou em entrevista para a Rádio Difusora nesta terça-feira, 14 de janeiro, que a Prefeitura de Rio Branco deveria ajudar o Governo do Estado na Segurança Pública da capital. O emedebista disse que a Gestão Municipal está atrasada quanto a realizar um debate com outras instituições sobre a necessidade de guarda municipal.

"Este é um projeto que já é possível para a nossa cidade. Rio Branco, como uma capital que possui mais de 400 mil habitantes, cabe uma guarda municipal. A Prefeitura precisa trazer esse debate para a atualidade e, assim, ajudar o Governo do Estado. Este debate já está atrasado. O próximo prefeito tem que ter essa agenda, porque não dá mais como ficar se escorando no Governo Estadual no combate ao crime, no combate à insegurança", ressaltou.

Luz aproveitou para explicar que ao destinar os R$ 58 mil de emenda parlamentar - que tem direito para 2020 - integralmente à Educação, também pensou no futuro das crianças e da cidade de Rio Branco em relação à Segurança Pública.

"Educação é de onde parte tudo. O que está mais machucando o rio-branquense é a Segurança Pública. A Segurança Pública também carece de investimento na Educação. Não adianta achar que a Polícia prendendo vai resolver, até porque os princípios do presídio são para que quem esteja lá dentro seja monitorado. O Governo anterior só comandava a entrada e saída dos presos, ou seja, nem os presídios conseguiam controlar. Desta forma como ia melhorar a sensação de segurança aqui fora? Portanto, temos que investir na Educação. Temos que fazer com que as crianças tenham amor em ir à escola e tenham amor em aprender. Os pais têm que ajudar. Temos que dar as mãos, tem que entrar Ministério Público, Tribunal de Justiça, ALEAC, Governo do Estado, Prefeitura e a Igreja no debate. Nós estamos em guerra. E esta guerra devido às facções já tem três anos, então precisamos nos unir para combater o crime", frisou.

Sobre a sua atuação na Câmara Municipal no ano de 2019 e o que pretende produzir em 2020, Luz informou que está nas ruas da cidade para prestar contas e escutar a população visando o novo Ano Legislativo.

"Estamos no recesso parlamentar, mas não podemos parar. Estou aproveitando este mês para fazer uma prestação de contas ao cidadão de Rio Branco. É um resumo do que lutamos na Câmara de Vereadores em 2019. Em 2020, vamos continuar trabalhando para apresentar proposições que beneficiem à população. Vamos seguir fiscalizando as ruas, os postos e unidades de saúde, o transporte e a educação municipal", disse.

João Marcos Luz é autor de 10 Projetos de Lei, 2 Anteprojetos de Lei, do requerimento de instauração da CPI da EMURB e das audiências públicas sobre o aumento abusivo da energia, o funcionamento da Zona Azul e as possíveis irregularidades que ocorrem em alguns postos de combustíveis.  O vereador também realizou diversas visitas às comunidades no decorrer do ano para que a fiscalização fosse executada de forma mais criteriosa. Foram mais de 150 ofícios/indicações solicitando providências urgentes nas ruas, postos/unidades de saúde, creches, escolas e terminais de ônibus da cidade.