"Meu segundo mandato será ainda mais, diferente, transparente e bem mais atuante”, Clezio Moreira.

por Câmara Municipal de Rio Branco publicado 15/02/2017 17h50, última modificação 15/02/2017 17h50

 

Clezio Moreira foi reeleito com 1,444 votos, em seu segundo mandato o parlamentar fala sobre os desafios de uma reeleição, perspectiva da vice-presidência da mesa diretora da Câmara Municipal e projetos futuros em prol da população.

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Conte um pouco sobre sua trajetória de vida de política.

Clezio Moreira – Sou Acreano, nasci em Rio Branco, vim do seringal carão da Transacreana, meu pai veio para o Acre no ano de 1945, onde morou nas matas da Amazônia, após um tempo veio parar em Transacreana chegando a ser gerente deste seringal. Meu pai teve 14 filhos, no qual sou o mais novo. Quando meu pai decidiu vir para cidade eu tinha um ano de idade, comecei a estudar, estou concluindo o curso de gestão pública e pretendo dar continuidade no meu trabalho. Em 2008 saí candidato pela primeira vez pelo Partido Trabalhista do Brasil, (PTdoB) tirei 1,904 votos porém não me elegi, cheguei a ser o mais votado do partido porém não tinha legenda. Em 2012 saí pelo Partido da Social Democracia Brasileira, (PSDB) e conquistamos uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Qual é o maior desafio de uma reeleição?

Clezio Moreira – O maior desafio de uma reeleição é a questão de estrutura, por mais que você esteja num mandato, não deixa de ser difícil, as pessoas hoje estão em busca uma esperança e muitas vezes elas acabam depositando a esperança em outro candidato. Nosso primeiro mandato foi difícil, primeiro que não sou da base do governo sou de oposição, e isso faz com que maiores sejam as dificuldades, não consegui agregar pessoas em cargos, empregos, onde tivemos mais dificuldade pois as pessoas que nos ajudam a eleger, elas tem esperança de que possamos ajuda-las de alguma forma. Cheguei a uma reeleição sem estrutura financeira, tudo que ganhei no mandato eu sempre dividi com as pessoas, até porque meu mandato sempre foi voltado para pessoas mais necessitadas, então, eu sempre tive isso comigo de ganhar uma eleição e poder estar contribuindo com as pessoas, esse foi nosso maior desafio, mas, graças a Deus conseguimos uma reeleição e com pensamento diferente, com outras ideias, como eu já conhecia o parlamento eu sabia que não tinha o que muitas pessoas falavam ou até mesmo o que eu pensava antes de ser vereador, quando cheguei aqui vi outra realidade, trabalhei com pé no chão, a votação foi um pouco mais baixa que a primeira, mas, ainda sim, ficamos muito felizes por que a demanda foi diferente da primeira.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Qual será o diferencial de seu segundo mandato?

Clezio Moreira – Nesse mandato pretendo trabalhar bem diferente, primeiro, estruturar um gabinete que não tive no primeiro, por questão de opção mesmo, mas, hoje como vice-presidente da casa, temos um gabinete na própria Câmara, pretendo profissionalizar o gabinete para podermos fazer um mandato com mais qualidade, colocar pessoas qualificadas que possam estar ali ao meu lado me orientando e me ajudando no meu trabalho, nos projetos e indicações que iremos fazer em benefício do povo.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Qual será a sua maior defesa dentro da Câmara municipal, tem alguma categoria específica?

Clezio Moreira – Eu sempre trabalhei no coletivo defendendo todas as categorias e segmentos, sempre ouvindo as comunidades, os sindicatos, meu mandato foi voltado para as pessoas mais carentes e necessitadas, principalmente pessoas que moram na zonal rural, como ramais, escoamento de produção, em meu primeiro mandato investi transportes para ajudar essas pessoas da zona rural, sempre desenvolvi trabalhos voltado para essas áreas e pretendo dar continuidade.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Qual sua expectativa como vice-presidente da mesa diretora?

Clezio Moreira – Expectativa muito boa, a gente sempre tem que olhar para a população, como fiz em meu primeiro mandato, sempre votei em projetos que viessem de encontro e beneficiar realmente a população, acredito que na mesa iremos ter esse olhar mais próximo dos projetos, quero estar mais próximo, mais junto na câmara, quero faltar poucas sessões, poder estar envolvido em todos os debates para ajudar minha população.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – O que o senhor tem a dizer sobre o cenário atual da política, em nível nacional e estadual?

Clezio Moreira – Sabemos que hoje só em você falar que é político as pessoas já te criticam porque elas não acreditam mais nessa classe, pelos escândalos que está acontecendo no país a fora, mas, cada pessoa tem um pensamento, tem um caráter, eu tenho esperanças de que as coisas venham a melhorar.

 

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Já existe algum projeto para apresentar na casa?

Clezio Moreira – Já temos várias indicações, minha equipe tem estado nas ruas atento as demandas da população, verificando os materiais que iremos apresentar. Em relação a projetos, já temos alguns em mente, porém, temos que debate-los, o vereador não pode apresentar PL que tragam despesas para o município, por isso temos que debater. Todavia, temos trabalhado, na legislatura passada eu apresentei alguns projetos, um deles foi a  criação da “Farmácia Solidária”, uma forma das pessoas doarem remédios que ficam nas suas casas para outras pessoas. Estarei apresentando propostas na área da saúde e na própria área da zona rural para pessoas que vivem nos ribeirinhos.

 

 

Câmara Municipal de Rio Branco – O que a população pode esperar do vereador Clezio Moreira nos próximos anos?

Clezio Moreira – Primeiro quero agradecer a Deus por mais essa oportunidade, agradecer a todas as pessoas que me ajudaram que contribuíram de todas as formas, quero que todos continuem contando comigo, tenho procurado mostrar realmente quem sou, agindo de maneira mais honesta possível, apesar da gente não agradar todo mundo, mas, a minha casa é aberta para o povo, o meu gabinete é na minha casa, quero que as pessoas acreditem em meu novo mandato, que será ainda mais, diferente, transparente e bem mais atuante.

 

Texto: Juliana Queiroz / Asscom - CMRB

Fotos: Victor Augusto