Lene Petecão sugere a criação da Casa Colono, voltada para os produtores rurais

por Marcela Jansen publicado 18/06/2024 18h21, última modificação 18/06/2024 18h21

A vereadora Lene Petecão, durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, nesta terça-feira, 18, apresentou PL propondo a criação da Casa do Colono, voltada para os produtores rurais que vêm à cidade comercializar seus produtos. Petecão explicou que a iniciativa visa oferecer um espaço para que esses trabalhadores possam se higienizar e descansar, especialmente no mercado Elias Mansour, que está passando por reformas.

“Estamos colocando essa indicação porque diariamente ouvimos os produtores e vimos a necessidade de um espaço para o colono. Essa casa do agricultor é para a gente poder dar dignidade para essas pessoas que tanto precisam.”

Petecão também defendeu a inclusão de atendimento odontológico para os produtores rurais e frisou que a proposta pretende melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores rurais. “Precisamos melhorar em vários aspectos, e dentro desses aspectos é preciso melhorar as condições dessas pessoas que vêm para a cidade, precisamos melhorar a cidade, mas também a questão de dar dignidade para esses produtores que expõem suas mercadorias.”

Em outro momento, a vereadora também comentou sobre a recente viagem a Brasília, e explicou que foi para buscar esclarecimentos sobre a liberação de 140 milhões de reais para a infraestrutura da cidade. Ela enfatizou seu compromisso com a fiscalização e a busca de soluções para os problemas do município.

“Nós fomos ao Tesouro Nacional buscar uma justificativa do porquê dessa demora dos 140 milhões que estão atrapalhando a vida de muitos, porque as empresas precisam realizar o seu trabalho e nós precisamos fiscalizar. É comum o vereador buscar uma satisfação no que está incomodando os munícipes, o que mais incomoda eles no município de Rio Branco hoje são os buracos, é a falta de água, energia cara e tudo isso tem sido levantado aqui nesta tribuna". E acrescentou: “tenho nome a zelar, estou aqui para trabalhar pelos munícipes.”

Petecão finalizou fazendo suas indicações em nome das comunidades do Ramal do Catuaba, Belo Jardim e Vista Alegre, solicitando ações para resolver as condições precárias dessas áreas e pedindo para que as propostas sejam atendidas para melhorar as condições de vida dos agricultores e dos cidadãos de Rio Branco.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)