Lene Petecão reforça necessidade do parlamento ajudar os acreanos que moram na Bolívia

por victor.farias — publicado 13/11/2019 22h10, última modificação 13/11/2019 22h10

A vereadora Lene Petecão (PSD) voltou a destacar preocupação com a situação dos brasileiros que residem na Bolívia após a renúncia do ex-presidente Evo Morales, ocorrida no último domingo, 10.

O presidente boliviano renunciou sob a alegação de pacificar o país. Desde a última eleição, no dia 20 de outubro, a Bolívia passa por uma onda de protestos. A Organização dos Estados Americanos (OEA) constatou fraude no processo eleitoral e recomendou uma nova votação.

Para a vereadora, o parlamento municipal deve buscar uma forma de ajudar os brasileiros, em especial, os acreanos que desejam voltar ao país de origem.

“Precisamos encontrar uma forma de ajudar nossos irmãos acreanos que moram na Bolívia. Estou bastante preocupada com essa situação, pois, também tenho familiares que moram lá. A situação ainda continua tensa e muitos brasileiros ainda buscam deixar o país. Minha sobrinha relatou que os grupos que apoiam Evo Morales estão invadindo os condomínios fechados e incitando a violência”.

Além disso, segundo a parlamentar, a crise no país tem feito com que alimentos, que antes eram encontrados com facilidade e a preços acessíveis, passasse a ser raridade na vida dos bolivianos. “O frango que, por exemplo, que costumava custar cerca de 20 bolivianos (R$ 12), passou a ser vendido por até 60 bolivianos (R$ 36). Com a falta de comida, discussões e brigas em supermercados também passaram a ser costumeiras, já que os moradores estão preocupados com a escassez de mantimentos”.

E acrescentou: “As aulas estão suspensas, os mantimentos nos supermercados estão cada vez mais escassos, o que os torna mais caros. A Bolívia está sem um representante, ou seja, continua a instabilidade política. Os brasileiros, especialmente, os acreanos não se sentem seguros lá. Precisamos com urgência encontrar uma estratégia forma de ajudá-los. O senador Sérgio Petecão tem buscado apoio em Brasília. é um momento de união em prol de nosso irmãos”, finalizou.