Lene Petecão cobra fortalecimento de políticas públicas para preservação do Meio Ambiente

por Marcela Jansen publicado 05/06/2024 18h25, última modificação 05/06/2024 18h25

"Os desafios são muito grandes e nós, representantes do povo, temos que fazer a nossa parte". A frase é da vereadora Lene Petecão (UB) ao destacar a importância de debater e fortalecer políticas públicas para preservação do Meio Ambiente.

Na oportunidade, a vereadora citou da Lei Nº 2.190, de sua autoria, cujo objetivo é promover eventos, atividades, feiras, exposições, palestras e debates em prol do tema em questão.

"Minha preocupação quanto a preservação é constante e urgente, pois sabemos do nosso compromisso do 'Fazer Agora', para que as futuras gerações também possam usufruir e se beneficiar das belezas do nosso planeta. Precisamos, sim, chamar a atenção de todos os cidadãos sobre a necessidade de implantar medidas em benefício da preservação do meio ambiente", disse a parlamentar ao cobrar ainda da Prefeitura de Rio Branco a efetividade da lei.

"Essa lei foi um marco significativo no fortalecimento desse debate, mas precisamos também que as autoridades, o poder público, os órgãos competentes levem essas discussões para dentro das escolas, da comunidade, da sociedade como um todo, seja através campanhas educativas, mesa redonda, audiência pública, seja qual for o meio, mas precisamos levantar esse debate com urgência".

Lene citou a audiência pública realizada na Câmara Municipal, a pedido dela e do vereador Samir Bestene, no qual debateu propostas de limpeza e prevenção para evitar o transbordamento do igarapé São Francisco durante as chuvas na Capital. Segundo ela, o debate foi importante para evitar que a comunidade continuasse jogando lixo no Igarapé, o que contribui com enxurradas. "Dessa audiência pública saiu o fruto positivo, que foi a limpeza do Igarapé São Francisco. O ponto positivo foi a campanha realizada que contribuiu ainda com a conscientização para evitar lixos também em nossos rios", falou.

Ela reforçou a necessidade de ação do poder público. "Não adianta ficar insinuando que a população é mal educada por jogar lixo nos rios e igarapés, é preciso mais do que isso. Fico triste em ver o secretário Municipal do Meio Ambiente, um dos que considero melhores da gestão do prefeito Tião Bocalom, não ter tido nenhuma ação enérgica quanto ao descarte indevido do lixo por nosso povo. Essa lei de minha autoria é justamente para ensinar a população como as coisas devem ser feitas. Cadê as ações do Município em relação a Semana Municipal do Meio Ambiente?", questionou.

Ecoponto no Segundo Distrito

A vereadora cobrou ainda a construção de um ecopontos, - locais de entrega voluntária de pequenos volumes, os quais buscam eliminar o descarte irregular na cidade, recebendo também materiais inservíveis -, no Segundo Distrito da Capital. Lene lembrou que o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos prevê a construção de mais de 13 ecopontos, porém, apenas dois foram construídos até o momento.

"Até hoje não temos um ecopontos no Segundo Distrito e acho essa medida extraordinária porque vamos evitar que lixos sejam jogados na natureza e, especialmente, tornar esse lixo em utensílios. É uma alternativa de chamar a responsabilidade da população para a preservação do meio ambiente", finalizou.