Lene Petecão cobra fortalecimento de ações voltadas a combater a violência contra a mulher

por Marcela Jansen publicado 17/08/2023 14h51, última modificação 17/08/2023 14h51

A vereadora Lene Petecão (PSD) fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã de quinta-feira, 17, pautando e cobrando políticas públicas com relação á mulheres.

“Estamos no Agosto Lilás, temos participado de várias rodas de conversa que debatem questões de políticas públicas com relação ás mulheres, principalmente das que vivem em situação de violência constante. Não adianta, se a mulher não tiver acesso a esses planos, a mulher que não tem emprego, nem casa e tem filhos para cuidar, ela acaba retornando e sobrevivendo nesse ciclo de violência”, disse a parlamentar.

A vereadora ressaltou, na ocasião, o alto índice de violência no Acre. Ela destacou o programa 1001 casas da dignidade.

“O estado do Acre está no topo do ranking com índice de violência contra as mulheres. É um dos estados que mais mata. É uma pauta que devia ser de toda a sociedade, de políticos e administradores e pensando nisso, com base nas inúmeras discussões que participamos, a gestão preocupada com a situação, levanta o projeto da dignidade de autoria do prefeito Tião Bocalom, que consiste em 1001 casas para entregar as pessoas que sofrem com ausência de moradia”.

Por fim, a parlamentar propõe programa 1001 casas da dignidade como alternativa para que mulheres saiam desse circulo de violência.

“Proponho que tenha uma porcentagem dentro dessas 1001 casas para as mulheres que se encontram em vulnerabilidade social em situação de violência domestica familiar. Tendo com justificativa, a grave violação dos direitos humanos, é preciso conter o feminicídio, as mulheres sobem nessa tribuna pedindo mais respeito, mais políticas públicas. O estado precisar avançar, é umas das alternativas, uma preocupação da gestão e uma contribuição como município. Nós vereadores somos responsáveis pelos bons projetos que existem nessa cidade e gostaria de poder contar com apoio de vossas excelências para aprovação desse projeto”. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)