Lene Petecão amplia debate sobre tarifa social de água e esgoto

por Marcela Jansen publicado 25/06/2024 17h15, última modificação 25/06/2024 17h25

A vereadora Lene Petecão comentou sobre a possível crise hídrica ocasionada pela seca na cidade e enfatizou a necessidade de revitalizar o Rio Acre. Além disso, a vereadora também citou a importância de discutir, em audiência pública, a tarifa social de água e esgoto recentemente aprovada nacionalmente.

“A gente vai dividir esse espaço aqui na casa segunda-feira e vamos discutir se existe algum projeto para revitalização do Rio Acre, que nos fornece esse líquido precioso, e é com muita honra que a gente vai discutir também que nacionalmente já existe uma lei, um projeto de lei, aprovado em 2024, sobre a tarifa social de água e esgoto.”

Petecão também relatou a falta de água em alguns bairros da cidade, como Rui Lino, que, segundo relatos da população, já está sem abastecimento há mais de 20 dias. Ela alertou sobre os possíveis e graves riscos à saúde decorrentes da falta de água e do consumo de água contaminada.

“Nós estamos vendo aí uma seca constante e isso vai trazer problemas sérios de saúde, porque como já relatei, vivemos sem luz, sem tantas outras coisas, mas sem água não se vive. Água contaminada pode trazer sérios riscos de saúde, com certeza as Urap's e os postos de saúde vão estar lotados de crianças, doentes por conta de águas sem um tratamento.”

Com relação à reforma do mercado Elias Mansour, a vereadora destacou a situação dos permissionados que enfrentam dificuldades com a falta de climatização nas instalações provisórias. Petecão fez a indicação para que a prefeitura garanta um ambiente adequado para os trabalhadores.

“Apresento a indicação ao senhor prefeito do município de Rio Branco para ser analisado a possibilidade de implementação de um sistema de climatização e refrigeração nas instalações provisórias, é provisória, mas vai demorar, do mercado Elias Mansour, a justificativa visa garantir condições adequadas visando o melhor conforto para as pessoas que passam o dia inteiro lá trabalhando.”

Petecão também apresentou sete indicações, e destacou a necessidade de limpeza e remoção de entulhos em vários bairros, alertando sobre os riscos sanitários. Além disso, ela indicou a pavimentação asfáltica e pediu a limpeza e reparação de esgotos ao ar livre em algumas ruas.

A vereadora finalizou a sessão parabenizando a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) pelo sucesso do 15° Circuito Junino, que ocorreu na Arena do Quadrilhódromo destacando a importância das manifestações culturais. “Essa manifestação cultural, que vem dos bairros, é uma coisa linda de se ver, encheu meus olhos de alegria, a oportunidade foi dada àquelas pessoas que estavam ali vendendo e àquelas pessoas humildes. Foi um sucesso.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)