Laércio pede que Petecão revise PL de venda de medicamentos fora das farmácias

por victor.farias — publicado 29/10/2019 17h05, última modificação 29/10/2019 17h19

O vereador Laércio da Farmácia (Republicanos) pediu que o senador Sérgio Petecão (PSD) revisasse o PL que trata da liberação de venda de medicamentos que são isentos de prescrição médica em supermercados, mercearias, conveniências e outros lugares.

De acordo com o parlamentar existe uma preocupação por parte dos farmacêuticos e médicos por conta desse PL em razão de que o uso de alguns medicamentos, como o paracetamol por exemplo, podem ocasionar sequelas e até a morte.

Laércio relatou que esteve reunido com Petecão e que em momento algum foi demonstrado argumentos para que esse PL seja votado e colocado em prática. “Ele apenas disse que se reuniu com as comissões e que ouviu pessoas no Jordão e em Marechal Thaumaturgo”, salientou.

“Ao meu ver esse PL vai trazer prejuízos grandes pra sociedade acreana, para a sociedade de qualquer lugar do país, porque medicamento é coisa séria, mata, deixa sequela. Todos os dias nós temos pessoas dando entrada em hospitais por intoxicação de medicamentos, muitas vezes até morrem (...). Uma hepatite pode ser desenvolvida por uso de paracetamol ou outros medicamentos”, disse.

O vereador completou citando como exemplo a venda de antibióticos que passaram a ser vendidos somente com receitas médicas porque as pessoas tomavam de forma errada, sem controle nenhum deixando as bactérias resistentes aos medicamentos.

“Eu peço ao senador Petecão que revise essa ideia. Vai ser prejuízo pra nossa sociedade. Ele tem que discutir com o pessoal que entende de medicamentos, não só com as comissões. Esse debate é amplo”, frizou.