Jarude critica falta de gestão do Depasa e alerta governo para prejuízos na economia do Acre

por victor.farias — publicado 28/04/2020 13h12, última modificação 28/04/2020 13h12

O vereador Emerson Jarude (MDB) voltou a denunciar a falta de água em diversos bairros de Rio Branco. Na sessão desta terça-feira, 28, o parlamentar recordou o Departamento de Águas e Saneamento do Acre (Depasa) justificou, na semana passada, o desabastecimento por falta de produtos químicos para tratamento da água.

“Essa nota [do Depasa] escancarou a falta de gestão. É lamentável que o Depasa, não somente este ano, vem servindo de cabide eleitoral. O Depasa precisa urgentemente ser despolitizado. Esse é o grande problema”.

Jarude alertou o governo para uma intervenção imediata no órgão e destacou a importância de manter as residências abastecidas, sobretudo pela pandemia de coronavírus que atinge o estado.

“O próprio governo incentiva as pessoas a fazerem sua higienização, mas não dispõe os meios necessários. Acho que é o único Estado que está sofrendo com esse desabastecimento de água nesse momento. É lamentável”.

O parlamentar também chamou atenção do Estado devido a falta de medidas econômicas para diminuir o impacto da pandemia na economia local. “As medidas estão muito tímidas. Em nenhum estado do Brasil está liderando a entrega de cestas básicas. O governador tem que liderar, organizar equipe e demandar para que os funcionários façam”.

E ressaltou: “Estamos caminhando para o segundo mês da pandemia e as reformas são tímidas. Nenhum pacote econômico foi apresentado, nenhum incentivo. É importante que o governador assuma o protagonismo e na apenas peça para que a população fique em casa. Os casos têm aumentado diariamente e isso não é culpa apenas da população”.