Ismael Machado destaca a importância de ampliar debate sobre o Autismo

por Marcela Jansen publicado 13/03/2024 15h45, última modificação 13/03/2024 15h45

O vereador Ismael Machado, em pronunciamento na sessão de quarta-feira, 13, na Câmara Municipal de Rio Branco, falou sobre a Semana Municipal do Autismo, que será comemorada na primeira semana de abril, em conformidade com uma lei de sua autoria. Ele destacou a importância das ações desenvolvidas por órgãos públicos municipais e secretarias em favor da causa, para combater o preconceito, promover a inclusão e informar sobre os direitos e garantias das famílias afetadas pelo autismo.

“Dia dois de abril é considerado o dia mundial do autismo e os diversos órgãos da esfera municipal são obrigados a desenvolver ações a favor dessa causa, ações combatendo o preconceito fazendo a inclusão bem como também informando o direito e garantia dessas famílias, é com muita alegria que sou autor dessa lei, porque com isso nós temos dado dignidade nas informações e na inclusão e isso tem surtido efeito na cidade de Rio Branco.”

Além disso, o vereador solicitou à mesa diretora que agendasse uma audiência pública para o dia 25 de março, a fim de discutir o cumprimento da lei que institui a Semana Mundial do Autismo.

Outra indicação feita foi para que a Caixa Econômica Federal liberasse o FGTS de todas as contas ativas e inativas das pessoas afetadas pela enchente no estado e enfatizou a importância desse recurso para que os trabalhadores possam fazer o uso diante dos danos causados pela cheia.

“Nada mais justo que esse FGTS, que é um recurso do trabalhador, que é uma poupança do trabalhador, possa ser liberado nesse momento tão importante, está lá guardado em favor de cada trabalhador, mas é um momento apropriado para que esses trabalhadores possam fazer o uso e bem uso desse recurso que é dele.”

E finalizou falando sobre a situação do SAERB (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco), alegando que, embora tenha ocorrido um acidente natural, as providências estão sendo tomadas para normalizar o abastecimento de água.

“Tivemos a informação que foi consertado e esse serviço está sendo executado e consequentemente irá normalizar, então fica aqui a nossa cobrança também.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)