"Escolas fecham sem aviso: o que está acontecendo?", questiona Elzinha Mendonça

por Marcela Jansen publicado 06/09/2023 18h02, última modificação 06/09/2023 18h02

Em meio à controvérsia educacional em Rio Branco, a vereadora Elzinha Mendonça fez questão de visitar pessoalmente a "Escola Sebastião Pedrosa", localizada no ramal do Limoeiro, para constatar a situação e dialogar com os envolvidos.

Duas escolas municipais, incluindo a Sebastião Pedrosa, foram abruptamente fechadas, causando inquietação na comunidade. Elzinha Mendonça afirmou: “Fui e conversei antes do fechamento em 28 de agosto. Fui informada de que a decisão teria partido da justiça. Entretanto, ao contatar o Ministério Público, ouvi um relato diferente.”
"Doutor Ricardo Coelho, promotor de justiça, declarou categoricamente que não foi o Ministério Público quem ordenou o fechamento", relatou Elzinha Mendonça. Ela ainda destacou a ausência do prefeito em uma audiência agendada com o promotor para discutir a situação das escolas.

Em busca de mais respostas, Elzinha se reuniu com o coordenador de gestão estadual, Professor Rego, e com Gervania, representando a educação do município. Elzinha expressou: “O fechamento da escola foi algo completamente informal. Isso é inadmissível quando estamos discutindo o futuro educacional de nossos jovens”.

Na “Escola Municipal Rio Branco da Capela”, localizada na estrada de Transacreana, Elzinha ouviu relatos semelhantes: “A prefeitura apenas chegou e fechou tudo, similar ao ocorrido na Sebastião Pedrosa.”

Uma merendeira da "Escola Rio Branco da Capela", com 17 anos de serviço, compartilhou seu desapontamento com Elzinha Mendonça: “No dia do fechamento, eu nem sabia o que estava acontecendo. Um caminhão apareceu, levou tudo e me avisaram que não trabalharia mais ali.”

Ao falar sobre a transferência dos estudantes, Elzinha Mendonça divulgou: “O estado irá disponibilizar apenas o local físico na Escola Aguinaldo Moreno. Estarei atenta, pois o município deve assegurar transporte, alimentação, corpo docente e todo o auxílio a esses 46 alunos”.

A vereadora finalizou alertando sobre a urgência de uma gestão educacional transparente e responsável em Rio Branco. “Estamos lidando com vidas. As escolas não podem ser fechadas dessa forma. A prefeitura optou por não pagar uma multa do Ministério Público, penalizando, assim, os alunos”, concluiu Elzinha Mendonça. (Por Tallisom Queiroz / assessoria)