Emerson Jarude cobra presença de intérpretes de libras em pronunciamentos da Prefeitura e Governo

por victor.farias — publicado 31/03/2020 00h31, última modificação 31/03/2020 00h31

Acesso a informação é um direito de todos. Em tempos de pandemia, a informação é a maior aliada a prevenção ao coronavírus, o COVID-19.

Por isso, o vereador Emerson Jarude (MDB) questiona a falta de intérpretes de libras nos pronunciamentos oficiais da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Acre. Atualmente, mais de 800 pessoas surdas vivem na capital acreana.

Para entender melhor a situação, Jarude conversou com o representante da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS) em Rio Branco, John Lima.

“O Poder Público não está cumprindo a Lei de Acesso à Informação. A situação é ainda pior por causa do momento que vivemos. Em meio à uma pandemia, a informação é mais que obrigatória, é essencial”, completou Jarude.

O parlamentar sugere ainda que o poder público produza vídeos informativos sobre o COVID-19 a fim de orientar essa comunidade da melhor forma possível.

“Tanto a Prefeitura como o Governo possuem servidores intérpretes, não é algo difícil. Estudantes da Universidade Federal do Piauí produziram uma série de vídeos sobre o novo coronavírus para deixar essa comunidade a par de tudo que está acontecendo”.