Emerson Jarude apresenta pedido de CPI para investigar contrato de iluminação pública com lâmpadas de led em Rio Branco.
O vereador Emerson Jarude (MDB) apresentou na sessão virtual desta terça-feira (11), o pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o contrato da Prefeitura de Rio Branco para iluminar a cidade com lâmpadas de led.
De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar, para realizar a troca de iluminação, a prefeitura solicitou, em 2019, um empréstimo de R$ 48 milhões, que foi aprovado pela maioria da Câmara. Na época, somente três vereadores votaram contra, entre eles, Emerson Jarude, que discordou do valor exorbitante do contrato e foi acusado pelos parlamentares da base da ex-prefeita Socorro Neri de que querer manter Rio Branco às escuras.
Em agosto de 2020, a prefeitura anunciou que em 180 dias a cidade estaria com a nova iluminação. Em dezembro do mesmo ano, a gestão anterior suspendeu o contrato após mais de R$ 23 milhões terem sido gastos, sob a justificativa de não ter tempo hábil para o pagamento da empresa.
“O prazo para trocar toda a iluminação pública por lâmpadas de LED acabou em fevereiro desse ano e o que continuamos a ver são os bairros de Rio Branco na escuridão. Com a instauração da CPI, queremos saber o que foi feito do dinheiro gasto, onde foram instaladas as lâmpadas de led, bem como investigar, detalhadamente, as questões contratuais descumpridas e as ordens de pagamento”. Disse Jarude.
Segundo a Lei Orgânica Municipal, para iniciar a CPI é preciso a assinatura de no mínimo seis vereadores.