Em Tribuna Popular, Câmara debate sobre o respeito ao ciclista no trânsito

por Marcela Jansen publicado 03/11/2023 15h31, última modificação 03/11/2023 15h31

Atendendo a requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 1º de novembro uma Tribuna Popular no qual debateu o respeito e conscientização com o ciclista no trânsito. Na oportunidade, a Casa Legislativa recebeu os ciclistas Rodrigo Schamner e Felipe Mendes.

Schamner destacou sobre o crescimento da violência no trânsito, na capital acreana, e receio de acidentes fatais com ciclistas. "Reconhecidamente, o trânsito de Rio Branco está cada vez fica mais violento e nós, ciclistas, como somos a parte mais sensível, tememos acidentes que possam causar grande impacto em nossas vidas e famílias. A exemplo disso, temos o acidente do sete, no qual um colega teve várias fraturas no rosto por causa da imprudência de um caminhão parado no meio da faixa. Ele colidiu na traseira devido não ter nenhuma sinalização", falou Rodrigo.

Além disso, o ciclista frisou não trata-se apenas de um instrumento de esporte, mas também de locomoção. Ressaltou também sobre a desmistificação de que o ciclismo é sinônimo de desocupado e que atrapalha o trânsito.

"O ciclismo, a bicicleta, além de ser um meio de transporte, ela também é algo transformador na vida das pessoas. A gente tem que desmistificar isso que o cidadão que está com uma bicicleta é aquele cara desocupado, aquele cara que está só atrapalhando o trânsito. Desde de 1998, quando foi inserida a bicicleta no Código Nacional de Trânsito, nós temos o direito de trafegar nas vias, ciclovias e até em calçadas, conforme a regulação. É necessário mais conscientização das pessoas".

E acrescentou: "o que eu peço é que a Câmara de Vereadores possa nos ajudar a conscientizar os órgãos públicos e toda a sociedade. O que vemos é carros oficiais, tanto federal, municipal, estadual, em alta velocidade nos apertando, além dos os caminhões e a falta de sinalização nas obras. Tudo isso nos deixa sujeitos a acidentes".

Felipe reforçou que em muitos momentos os ciclistas são desrespeitados e que muitas pessoas acabam desistindo de aderir a 'bike' por achar que estão se colocando em risco.

"Nos deparamos com inúmeras atitudes desrespeitosas. Pessoas infringem a Lei de trânsito, tentando mesmo contra a vida do ciclista. O espaço para debater esse tema é aqui mesmo, na Casa do Povo. Conhecemos as dificuldades de infraestrutura de nossa cidade. Aqui não uma boa qualidade na malha viária. Além disso, nas ciclovias e ciclofaixas, o que é raro em nossa cidade, não existe uma limpeza, além dos buracos, barro, poça de lama".

Mendes lembrou que a adesão a bicicleta cresceu muito devido a pandemia, mas o poder público não acompanhou esse crescimento. "Nesse período muita gente passou a utilizar a bike como hobby, locomoção, esporte. Criou-se uma proporção do ciclismo no Acre, que precisa ter uma atenção especial para essa prática, senão a gente vai ter que voltar nesta casa para debater uma tragédia no trânsito", falou ao cobra mais sinalização na cidade.

Por fim, o vereador Ismael apresentou requerimento solicitando a realização de audiência pública na Casa Legislativa para ampliar o debate em torno do assunto. "Importante trazer os representantes dos demais poderes para este debate", disse ele.