Em Sessão Solene da Câmara de Rio Branco, enfermeiros e técnicos de enfermagem cobram valorização para categoria.

por Lumarques — publicado 12/05/2021 15h16, última modificação 12/05/2021 15h16

Atendendo o requerimento do vereador Adailton Cruz (PSB), a Câmara de Rio Branco realizou na manhã desta quarta-feira (12), Sessão Solene em homenagem ao dia do enfermeiro e técnico de enfermagem.

O Vereador Adailton Cruz, proponente do requerimento, enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais homenageados e defendeu maior valorização das classes aludidas através da reestruturação do Plano de Cargos e Carreira – PCCR e condições ideais de trabalho.

Os Representantes de diversas classes da saúde, enfatizarão a importância desse profissional nos dias de hoje, principalmente no momento de pandemia contra à Covid-19, onde é constante a luta pelo reconhecimento da valorização salarial e melhores condições de trabalho.

Iunaira Cavalcante – Pres. Sindicato dos Enfermeiros do Acre - COREN Também saiu em defesa dos profissionais e solicitou apoio da classe política para aprovação de Projeto de Lei, em tramitação no Congresso, que dispõe sobre a regulamentação do Piso Nacional aos enfermeiros, técnicos e auxiliares.

‘’A enfermagem é a maior classe de profissionais de saúde, nada mais justo, que a gente aproveite esse momento, essa visibilidade para que a gente seja valorizado.’’

A Presidente do Conselho Municipal De Saúde, Alesta Costa, muito emocionada, fez um desabafo, reivindicando melhorias para os profissionais mediante pagamento de salário digno e condições ideais de trabalho.

‘’Não temos motivo de comemoração, hoje é um dia triste, perdemos muitos colegas [..] nós precisamos de atitude e ações pra que possa melhorar nossa qualidade de vida. Nós estamos em uma situação muito difícil, nos adoecemos trabalhando e não temos que nos cuide.”

O Secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, destacou as ações enquanto gestor visando oferta de valorização dos trabalhadores da Saúde; frisou projeto de regularização do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, em tramitação na Casa Legislativa e por fim, destacou o trabalho da Mesa Diretora da Câmara de Rio Branco ao proporcionar um ambiente de abertura participativa ao povo Rio-Branquense.

- Participaram da Solenidade:

Areski Peniche – Gerente-Geral Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco; Lunaira Cavalcante – Pres. Sindicato dos Enfermeiros do Acre; Gilmar da Saúde – vereador do Município de Cruzeiro do Sul; Maria Rosa Nogueira da Silva – Pres. Sindicato dos Auxiliares e Téc. Em Enfermagem; Halisson Lima – Diretor do Hospital de Saúde Mental do Acre – HOSMAC; Dr. Pedro Pascoal – Coordenador Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU; João Paulo Silva – Pres. Fundação Hospital Estadual do Acre - FUNDHACRE; Jean Marcos Lunier – Vice - presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre - SINTESAC; Dep. Estadual Jenilson Leite; Frank Lima Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco e Alesta Costa – Conselho Municipal de Saúde.