Elzinha Mendonça realiza agenda de visitas no Ramal Granada

por julianaqueiroz — publicado 24/07/2017 11h40, última modificação 24/07/2017 12h16

Na manhã desta sexta-feira, 21, a vereadora Elzinha Mendonça (PDT), esteve participando de uma agenda no Ramal Granada juntamente com o secretário Sibá Machado Oliveira (SEDENS),  o objetivo da visita foi conhecer mais sobre a produção do café clonal.

Atualmente os produtores do café clonal contam com suporte da Cooperativa Agrícola Cooperideal, onde vem auxiliando no processo de implantação de viveiros como forma de suprir as demandas de mudas dos próprios produtores, uma vez que o viveiro autorizado mais próximo está situado no estado de Rondônia, sendo o único fornecedor de mudas da espécie.

"Visitamos a residência do Sr.Pininho, produtor de café, que nos levou para conhecer “in loco” a sua plantação, o principal objetivo da cooperativa é alavancar esse processo de forma que as mudas não precisem mais ser compradas fora do estado, intensificando ainda mais a produção do café clonal, segundo Sr. Pininho, que possui 03 hectares de plantação de café, a colheita é feito uma vez por ano o melhor período é de março a maio. A mão de obra hoje é apenas colheita e tratos naturais", afirmou Elzinha.

Na oportunidade a parlamentar esteve acompanhada da vereadora Francisca da Bonal (PT), onde visitou as instalações onde irá funcionar a Cooperativa Agro-Extrativista Bom Destino, destinada à produção de palmito, localizada no assentamento da Bonal.

"Finalizamos nossa agenda com uma visita à Chácara Mamiyo (Vila Campinas), de propriedade do Sr. Marcos Minori. Ele nos apresentou o local onde está instalando um biodigestor. O biodigestor funciona basicamente como um gerador de energia (utilizada para irrigar terra) e gás. O produto final é obtido através da fermentação de esterco de boi, deixo aqui meu agradecimento ao secretário Sibá Machado e a toda a sua equipe. Foi um dia de muito aprendizado e de experiências que carregarei comigo" encerrou a vereadora.

Ascom - CMRB