Elzinha Mendonça lamenta a interrupção no abastecimento de água na Capital

por Marcela Jansen publicado 21/06/2023 13h23, última modificação 21/06/2023 13h23

“Me solidarizo com as pessoas que estão sem água em suas casas nesse momento”. A frase é da vereadora Elzinha Mendonça, durante pronunciamento na sessão de quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Rio Branco, ao destacar interrupção no abastecimento de água em mais de 40 bairros da capital acreana.

A paralisação no abastecimento ocorre devido novo rompimento da adutora que realiza a distribuição de água aos bairros e regionais da Capital. “Difícil ficar sem água”, pontuou ao falar ainda sobre a chegada de técnicos de São Paulo para consertar o equipamento.

“Vi pelos veículos de Comunicação que chegou uma empresa de fora para consertar a adutora que rompeu novamente. Tudo isso poderia ter sido evitado (...) um prazo foi estabelecido para normalizar o abastecimento, mas não sabemos se de fato será cumprido. Deus nos ajude”, falou.

A vereadora falou também sobre o projeto “Recomeço Para a Família”, de autoria da Prefeitura de Rio Branco, cujo objetivo é beneficiar as pessoas atingidas pelas enxurradas dos igarapés e/ou enchente do Rio Acre. No total serão executados R$ 12 milhões.

Ela denunciou que muitas pessoas não estão conseguindo ter acesso ao benefício. “Fui procurada por várias pessoas que reclamam sobre o projeto ‘Recomeço Para a Família’. As pessoas que foram atingidas pela enchente deste ano estão buscando acesso aos recursos e não estão conseguindo. A prefeitura precisa ter mais transparência e clareza”, disse.

Outra dificuldade relatada pela vereadora diz respeito ao FGTS. “As pessoas não estão conseguindo também sacar o FGTS porque a prefeitura não fez o mapeamento correto das ruas que foram atingidas pela cheia e também transbordamento dos igarapés. Acredito que a prefeitura de fato precisa ser mais clara em sua ações”, frisou.