Elzinha Mendonça cobra ações efetivas da Prefeitura na educação ambiental

por Marcela Jansen publicado 05/06/2024 18h28, última modificação 05/06/2024 18h28

A vereadora Elzinha Mendonça, em celebração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, apresentou uma indicação para a Secretaria Municipal de Educação, solicitando que intensifique a política de educação ambiental na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, visando incentivar o conhecimento sobre sustentabilidade.

“A política da educação ambiental é essencial para aumentar a conscientização sobre questões ecológicas, formando cidadãos responsáveis e promovendo a sustentabilidade. Ela se integra ao desenvolvimento escolar, e incentiva o desenvolvimento econômico sustentável, apoia a legislação ambiental, melhora a saúde pública e aborda questões de justiça social e ambiental, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável”

Em suas considerações sobre política ambiental, Mendonça enfatizou a responsabilidade coletiva sobre o meio ambiente e destacou a necessidade dos gestores públicos serem exemplos para a população. “Nós temos que ser, acima de tudo, exemplos para a população. Não tem justificativa dizer que a gente pode jogar lixo em terreno e sujar o meio ambiente. Somos passíveis de erro, mas quando estamos no cargo público, precisamos ser exemplo”

A vereadora também manifestou a sua indignação e criticou a atual gestão municipal em relação à transparência de dados públicos. Segundo a organização OKBR, Rio Branco obteve a segunda pior nota em transparência entre as capitais brasileiras, com uma nota 1. “É tão vergonhoso que precisei conferir a informação para realmente acreditar, porque mesmo sabendo da falta de capacidade do atual prefeito, eu não queria que essa informação fosse verdade”, lamentou Mendonça.

Elzinha também destacou a necessidade de não aceitar essa situação, comentando sobre a importância da transparência como pilar da democracia e do controle social, e pediu que a prefeitura realize medidas de mudanças,

“Quando falhamos em disponibilizar dados públicos de maneira clara e acessível, falhamos em nosso dever de servir ao cidadão com responsabilidade e respeito. Não podemos aceitar passivamente essa situação. Precisamos de ações concretas e imediatas para mudar esses cenários, é necessário que a prefeitura tome iniciativa e reconheça o estado crítico e adote mudança de postura, a falta de transparência é inaceitável.”

A vereadora fez indicações de medidas a Prefeitura municipal com o intuito de reverter o quadro, entres elas, a disponibilização de informações de forma acessível e atualizada, melhoria do portal da transparência, treinamento adequado para servidores em práticas de gestão de dados, e a promoção de espaços de diálogo com a população para construir políticas públicas e fiscalizar recursos públicos.

“Dessa forma, senhor prefeito Tião Bocalom, a nota de Rio Branco em transparência poderá subir muito. Meu dever enquanto vereadora é dar minha contribuição dentro do contexto de transparência da gestão pública”, concluiu Mendonça.

Elzinha finalizou pedindo que a Câmara Municipal possa discutir e votar o projeto de lei voltado para o cadastro de reserva dos concurseiros.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)