Elzinha alerta sobre os riscos causados pelas queimadas

por victor.farias — publicado 06/05/2020 18h18, última modificação 06/05/2020 18h18

A vereadora Elzinha Mendonça (PSB) aproveitou a sessão desta quarta-feira, 6, para alertar sobre o perigo da poluição causada pelas queimadas urbanas e rurais. A parlamentar comentou que esse ano existe um agravante que é o covid-19 e que somados as queimadas a situação pode piorar ainda mais.

Elzinha falou sobre a questão dos problemas respiratórios causados pela fumaça. “As pessoas acometidas pelo covid-19 sofrem com problemas respiratórios, com as queimadas esse quadro pode agravar muito”, relatou.

A vereadora comentou sobre o aumento de focos de incêndio, segundo os dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros houve um aumento de mais de 50%. “Eu entrei em contato com o corpo de bombeiros para saber a situação, me informaram que existe um aumento considerável, os focos de incêndio tiveram um aumento de 56% comparado ao ano passado”.

A parlamentar destaca que pode ocorrer uma superlotação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ocasionando um colapso no sistema de saúde municipal.

“Isso é muito preocupante pois as pessoas que possuem problemas respiratórios vão buscar atendimento nas unidades básicas de saúde, podendo ter contato com pessoas com Coronavírus, aumentando os números de infectados, fragilizando as ações de enfrentamento ao coronavírus. Essa situação pode aumentar o número de mortes em virtude do Covid-19. Então é preciso que tomem atitudes extremas”, afirma.

Elzinha falou sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio ambiente juntamente com o Ministério Público no combate às queimadas.

"A prefeitura, seguindo as orientações da prefeita Socorro Neri, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), está fazendo o combate às queimadas. A Semeia juntamente com o Ministério Público está mostrando que é tolerância zero para quem causar queimadas.”, comentou.