Elzinha alerta sobre o aumento da violência doméstica no período da quarentena

por victor.farias — publicado 14/05/2020 21h05, última modificação 14/05/2020 21h05

A vereadora Elzinha Mendonça (PSB) alertou, em sua fala na sessão desta quarta-feira (14), sobre o aumento da violência doméstica ocorrido no período da quarentena. A parlamentar afirmou que é necessário a criação de medidas para acabar com essa situação.

Durante o mês de março, período em que foi decretada a quarentena, houve um aumento de 26,6% na concessão de Medidas Protetivas de Urgência. Os dados foram levantados pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Nuege) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

A parlamentar realizou uma roda de conversa com algumas mulheres, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que a procuraram para encaminhar solicitações relacionadas à medidas preventivas contra à violência doméstica.

“Eu fiz uma reunião, obviamente obedecendo todas as medidas de segurança da OMS usando máscara, respeitando o distanciamento e usando álcool em gel, com algumas mulheres que nos procuraram e nós estaremos encaminhando essas solicitações à rede de mulheres para conversar com a desembargadora Eva Evangelista, para que nós possamos apresentar algumas medidas para combater esse mal que é a violência doméstica”, relata.

Segundo a vereadora existem muitas mulheres pedindo socorro e os vereadores não podem deixar de fazer essa intervenção junto aos órgãos competentes. “Tem muitas mulheres pedindo socorro e a gente não pode se furtar de fazermos essa ponte entre os órgãos competentes”, afirma a vereadora.

A vereadora falou que o serviço de vereador é essencial, e que as pessoas buscam os parlamentares para que sejam feitas as intervenções nos locais onde a população não consegue chegar.