Eduardo Farias pede celeridade em projeto que trata de devolução de remédios vencidos

por victor.farias — publicado 24/05/2019 10h48, última modificação 24/05/2019 10h48

O vereador Eduardo Farias (PC do B) pediu celeridade no Projeto de lei de sua autoria que está tramitando na casa que trata da devolução de medicamentos vencidos ou deteriorados aos estabelecimentos que os comercializam. Segundo o Farias, é importe se preocupar com a destinação final dos medicamentos vencimentos, pois existe toda uma técnica para o descarte.

“Não é só jogar no aterro e nem jogar em qualquer lugar, esse medicamento pode ser utilizado por uma criança ou um morador de rua, alguém que não conhece medicamento ou que ache que remédio pode ser usado de qualquer jeito, fora do prazo de validade”, relatou o vereador.

Eduardo Farias apresentou como exemplo a iniciativa de um farmacêutico de Rio Branco que consiste em implantar uma caixa na porta da farmácia para o descarte de medicamentos vencimentos. “Uma maneira fácil e prática, uma caixa na porta da farmácia onde o consumidor deposita o medicamento vencimento”, detalhou Farias.

O vereador explicou que as farmácias possuem acesso ao recolhimento do lixo hospitalar, e que dessa forma haverá uma destinação final do medicamento vencido.

“Evita que esteja contaminando o meio ambiente, que esteja botando em risco a vida de alguém que não tenha o conhecimento do medicamento e possa usar de forma indevida. Então queria a partir desse exemplo, dar celeridade para que todas as drogarias se sintam estimuladas a utilizar um recipiente de descarte”, disse o comunista.